Você sabia que cada santo tem um formato de fogueira? Saiba mais
O uso de fogueiras foi proibido por diversos municípios no Estado, mas isso não impede a gente de lembrar o significado dessa tradição
Por causa da pandemia da covid-19, pelo segundo ano consecutivo não teremos as tradicionais festas de São João, que sempre animaram o povo.
Com a quantidade de pacientes internados nos hospitais devido à síndromes respiratórias, em 2021 o uso de fogueiras foi novamente proibido em diversas cidades de Pernambuco. Mas isso não impede a gente de lembrar o significado dessa tradição, né?
- No Recife, as poucas barracas com vendas de artefatos juninos anunciam chegada de mais um São João em pandemia
- São João é feriado ou ponto facultativo em Pernambuco? Entenda
- Receita de pamonha simples e rápida: aprenda a fazer o quitute para o São João
- Você conhece a origem do Dia de São João? Entenda como surgiu a comemoração da data
- As estradas no feriadão; Recife proíbe venda de fogueira e fogos; comércio de praia no São João. Comece o dia bem informado
A fogueira é um marco nos festejos juninos. Mas você sabia que cada um dos três santos que são celebrados nessa época do ano tem um formato de fogueira diferente? É isso mesmo. Nenhuma fogueira deveria ser igual.
A que homenageia Santo Antônio, no dia 13 de junho, tem seu formato quadrado, similar ao de um ”chiqueirinho”, como é conhecida.
Já a que celebra São João, no dia 24 de junho e é a data mais comemorada, tem sua base redonda, fazendo com que a mesma, quando acesa, fique num formato cônico.
Já a fogueira de São Pedro, que é celebrado no próximo dia 29, tem sua base triangular.
Conheça, abaixo, um pouco mais sobre os santos
Santo Antônio
Como diz a história, Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1195. Ele é o santo junino que tem o maior apelo por parte da população, já que é conhecido como o ”santo casamenteiro”. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231.
São João
O santo – que foi precursor de Jesus – ‘carrega’ o nome dos festejos juninos. Ele tem sua morte – 29 de agosto – e seu nascimento – 24 de junho – celebrados, sendo o único santo com ‘tal feito’. Foi ele quem apontou Jesus como o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo, como diz o trecho da biblía em João 1:29.
São Pedro
Conhecido como o ”santo do tempo”, São Pedro foi o primeiro a ser chamado por Jesus, que o convidou para deixar o barco na praia, ir caminhar com Ele, pois o faria pescador de homens. Seu dia é celebrado em 29 de junho.
O novo São João
Ver essa foto no Instagram