Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL
FESTEJOS JUNINOS

Você sabia que cada santo tem um formato de fogueira? Saiba mais

O uso de fogueiras foi proibido por diversos municípios no Estado, mas isso não impede a gente de lembrar o significado dessa tradição

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/06/2021 às 12:12
Notícia
ARTES/JC
A fogueira é uma tradição nos festejos juninos - FOTO: ARTES/JC
Leitura:

Por causa da pandemia da covid-19, pelo segundo ano consecutivo não teremos as tradicionais festas de São João, que sempre animaram o povo.

Com a quantidade de pacientes internados nos hospitais devido à síndromes respiratórias, em 2021 o uso de fogueiras foi novamente proibido em diversas cidades de Pernambuco. Mas isso não impede a gente de lembrar o significado dessa tradição, né?

A fogueira é um marco nos festejos juninos. Mas você sabia que cada um dos três santos que são celebrados nessa época do ano tem um formato de fogueira diferente? É isso mesmo. Nenhuma fogueira deveria ser igual.

A que homenageia Santo Antônio, no dia 13 de junho, tem seu formato quadrado, similar ao de um ”chiqueirinho”, como é conhecida.

Já a que celebra São João, no dia 24 de junho e é a data mais comemorada, tem sua base redonda, fazendo com que a mesma, quando acesa, fique num formato cônico.

Já a fogueira de São Pedro, que é celebrado no próximo dia 29, tem sua base triangular.

Conheça, abaixo, um pouco mais sobre os santos

 

Santo Antônio

Como diz a história, Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1195. Ele é o santo junino que tem o maior apelo por parte da população, já que é conhecido como o ”santo casamenteiro”. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231.

São João

O santo – que foi precursor de Jesus – ‘carrega’ o nome dos festejos juninos. Ele tem sua morte – 29 de agosto – e seu nascimento – 24 de junho – celebrados, sendo o único santo com ‘tal feito’. Foi ele quem apontou Jesus como o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo, como diz o trecho da biblía em João 1:29.

São Pedro

Conhecido como o ”santo do tempo”, São Pedro foi o primeiro a ser chamado por Jesus, que o convidou para deixar o barco na praia, ir caminhar com Ele, pois o faria pescador de homens. Seu dia é celebrado em 29 de junho.

O novo São João

 

Comentários

Últimas notícias