comemoração

Você conhece a origem do Dia de São João? Entenda como surgiu a comemoração da data

Esta quarta-feira (23) é marcada por ser a véspera de São João, uma das mais importantes festas do Nordeste

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Bruna Oliveira

Publicado em 23/06/2021 às 10:17 | Atualizado em 23/06/2021 às 11:13
Notícia
X

Essa quarta-feira (23) é marcada por ser a véspera do Dia do São João, uma das mais importantes festas do Nordeste. Em tempos comuns, é nessa época do ano que se come muitos pratos derivados do milho e as pessoas se reúnem para se jogar em um "arraiá", geralmente composto por brincadeiras e muito forró. Mas, apesar de saber sobre as tradições da data, você conhece a origem do Dia de São João?

Comemorado em 24 de junho, o Dia de São João Batista, apesar de ser uma data abraçada pelo catolicismo, tem origem pagã. Isso porque, desde os tempos mais antigos, as primeiras civilizações europeias já realizavam festas para cultuar deuses e celebrar a chegada da primavera e o solstício de verão.

Com isso, a Igreja Católica acabou aderindo à festa popular e passou a atribuir a ela um caráter religioso, transformando, assim, o período de festas juninas na comemoração de alguns santos. Dessa forma, o dia 13 de junho se tornou o Dia de Santo Antônio, mesma data da morte do santo. O 24 de junho virou o Dia de São João, dia em que, segundo o catolicismo, teria nascido João Batista. Enquanto o 29 de junho se tornou o Dia de São Pedro.

No Brasil, as festas foram introduzidas na cultura por meio dos portugueses durante o período colonial. No entanto, a comemoração sofreu algumas influências das culturas africanas e indígenas, o que justifica as diferentes características da festa nas diferentes regiões do País.


São João no Nordeste em 2021

Desde o último ano, no entanto, as comemorações de São João precisaram ser adaptadas para dentro de casa, já que aglomeração de pessoas é um contexto de fácil disseminação da covid-19. Portanto, muitos municípios cancelaram os festejos juninos.

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, cancelou a festa presencial deste ano no Pátio de Eventos ainda em abril.

Em Campina Grande, na Paraíba, o Parque do Povo também terá que ser substituído pelo sofá de casa. A prefeitura da cidade decidiu que os shows serão realizados de forma remota. Dessa forma, dois deles já foram transmitidos nos dias 12 e 19, e outros poderão ser acompanhados em 23, 24, 26 e 29 de junho.

Em maio deste ano, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou que nenhuma festa será permitida, independentemente do número de pessoas, no estado. O gestor ainda acrescentou que o transporte intermunicipal será suspenso neste período para evitar o trânsito das pessoas da capital, Salvador, para o interior.

Tags

Autor