Tradição

São João é feriado ou ponto facultativo em Pernambuco? Entenda

A data faz parte da tradição do povo nordestino

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 23/06/2021 às 8:01
Notícia
X

O dia de São João Batista, celebrado nesta quinta-feira (24), carrega toda a tradição das festas juninas do Nordeste. As festividades envolvem a comemoração de três Santos populares na região: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). 

Anualmente, são realizadas grandes festas ao longo de toda a região, mas desde o ano passado, não é possível comemorar desta forma por causa da pandemia da covid-19. Entretanto, mesmo com os eventos proibidos em todo o Estado, a maior parte dos municípios pernambucanos mantiveram a folga na data.

De acordo com o Governo de Pernambuco, o São João é um feriado municipal, portanto, fica a cargo de cada prefeitura decidir como será o funcionamento na data. No Recife, por exemplo, a data é feriado. Portanto, na prática, não se trata de feriado estadual, nem ponto facultativo.

Véspera de São João

Na quarta-feira (23), véspera do São João, o expediente nas repartições públicas é normal, já que o ponto facultativo já foi dado no feriado de Corpus Christi (3 de junho). Antes da pandemia, transferia-se o ponto facultativo do Corpus Christi para a véspera do São João. Mas, devido às restrições impostas e para evitar aglomerações, neste ano o ponto não foi transferido.

Tags

Autor