INUSITADO

Casal pernambucano que se conheceu no Facebook 'fecha contrato' de namoro de 60 cláusulas

Em entrevista bem humorada, casal relembra o começo do relacionamento e o motivo pelo qual redigiram o contrato

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Letícia Saturnino, Raianne Romão

Publicado em 17/09/2021 às 15:33 | Atualizado em 17/09/2021 às 15:36
Notícia
X

Quando se começa um relacionamento, muitas coisas são esperadas do casal. Na tese, a melhor forma de se entender é na base da conversa. Mas algumas pessoas vão além disto. É o caso de Ada Silva, 30, e Saulo Barros, 24. O casal decidiu que iria levar o relacionamento de forma diferente dos demais.

Eles estabeleceram termos e condições, das mais variadas, para fazer o namoro dar certo. Ada e Saulo se conheceram no Facebook Dating, aba de relacionamento da rede social, em 2019. Logo no início do namoro, eles resolveram criar um contrato - que deve ser seguido à risca por ambos. Segundo eles, a ideia surgiu como uma brincadeira.

"Quando nos conhecemos, a gente sempre ficava falando das coisas que a gente ia fazer. E aí começamos a anotar elas, o que era pra fazer e o que não era, e acabou que virou um contrato onde a gente uniu várias regras ficava se cobrando", declararam Ada e Saulo, em entrevista ao blog O Viral, do JC.

Ada, quem propôs a ideia, deixa claro que o objetivo do casal ao redigir o contrato não era ter mais segurança ou cobrar ciúmes, mas sim um processo natural que os uniu ainda mais. "Foi uma forma da gente se aproximar mais, porque foi uma coisa tão leve e tão natural que não virou uma obrigação. Era mais por diversão, e ainda é", explica a jovem. 

As cláusulas

As 'regras' são as mais diversas. São 60 cláusulas que falam de tudo um pouco; desde não dormirem brigados até punição para quem esquecer o aniversário de namoro. Em novembro, o casal completa 2 anos de relacionamento. 

"Nós seguíamos muito a nossa listinha à risca. A gente ainda segue?! Segue! Tem regras muito importantes? Tem! (...) Uma das primeiras cláusulas que tinha [no contrato] era pra me acordar pra eu não perder a hora do estágio [risos]", declarou Ada.

Além dos 'mandamentos', o contrato também serve para que ambos anotem as ambições que eles têm juntos. "[A ideia] é não esquecer as coisas importantes que a queria fazer um com o outro; tipo maratonar séries, visitar lugares, viajar... não dormir brigado, isso não pode de jeito nenhum. Se brigar, tem que conversar e dormir 'bonitinho' para não causar crise de ansiedade no outro."

As condições também falam de "não esconder nada um do outro; fazer lanches mais fitness e passar Natal e Ano Novo juntos". 

Veja o contrato:


Contrato de namoro de Ada e Saulo de Portal NE10

Caso recente

Apesar de diferente, a moda parece não ser tão incomum assim. Recentemente, um casal nos Estados Unidos adotou a medida - que foi proposta por Annie Wright, de 21 anos. Ela fez o namorado, Michael Head, de 23 anos, assinar um contrato de namoro com 17 páginas, listando "termos e condições" que o jovem deveria seguir para namorá-la.

Tags

Autor