psicodélico

Consumo de psicodélico derivado de sapo vira 'febre' em região do México: 'cura milagrosa'

O consumo do alucinógeno divide opiniões ao redor do mundo; entenda

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 24/09/2021 às 9:44 | Atualizado em 24/09/2021 às 10:10
Notícia
X

O consumo de um alucinógeno resultante do veneno de glândulas de sapo está virando 'febre' no Balneário de Tulum, no México. Os fumantes formaram 'rito', acreditando piamente nos poderes terapêuticos da substância.

A prática foi titulada como "speed-toading" ('corrida rápida', em tradução livre), uma vez que possui a substância 5-MeO-DMT, encontrada na secreção das glândulas de sapos da espécie Bufo alvarius. Esse estimulante é ilegal em alguns países e possui uma ação rápida, sendo considerada por muitos como a 'substância psicoativa mais poderosa do mundo'. 

O alucinógeno Bufo Alvarius, ou somente 'bufo', como é mais conhecido, é tido como 'uma cura milagrosa para males do mundo moderno e questões de saúde mental' por alguns de seus fornecedores.

O Bufo Alvarius Sanctuary, hotel de "serviço de saúde alternativo e holístico" que se autoproclamou como um santuário de cura, realiza cerimônias com o bufo, que pode ser fumado ou inalado durante toda a semana.

O proprietário do hotel é Fernando Carillo, ator venezuelano. De acordo com o rapaz: "se você não está perfeito, o DMT pode te consertar".

O psicodélico pode reduzir a depressão, aliviar ansiedade e proporcionar experiências místicas. Há pessoas que afirmam que o principal benefício seria "limpar o cérebro". Em contrapartida, outros relatam sérias dificuldades de saúde mental após fumar a chamada "molécula de Deus".

Entre os críticos do consumo do bufo, está o terapeuta David Gallegos, da Califórnia. Ele contou tratar três pacientes que participaram das cerimônias no hotel mexicano e desenvolveram psicose, insônia e paranoia.

Tags

Autor