espaço

Cometa gigante em direção a terra é provavelmente o maior já visto

Discussões se o astro poderia ser um planeta anão tendo como motivo o seu tamanho já ocorreram

Raianne Romão

Publicado em 01/10/2021 às 15:24 | Atualizado em 06/10/2021 às 15:55

O espaço abriga diversos mistérios. Já foram feitas descobertas significativas acerca do Universo e dos astros. Dessa vez, o maior cometa provavelmente entrou em discussão devido ao seu tamanho e a maior probabilidade de colidir com o planeta terra. Diga aí!

O objeto se chama C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein) e faz parte dos 461 objetos que foram apontados como objetos desconhecidos. Ele foi visto pela primeira vez em 2014. Já houveram discussões se o astro poderia ser um planeta anão e se o 'mega cometa' estaria em uma trajetória do externa ao nosso Sistema Solar. Será mesmo?

Em sua abordagem mais próxima, no ano de 2031, o cometa, que vem em direção a terra, estará mais distante do que Saturno, a cerca de 11 unidades astronômicas (UA) de distância (o equivalente a distância da Terra ao Sol). Mas o que 'mulesta' é isso?

Em outras palavras, se fizermos uma comparação, no ano de 2031, o cometa estará a uma distância da Terra similar a distância que Saturno está do nosso 'planeta água'.

Mas afinal, qual é o tamanho do cometa?

Reprodução/Twitter/@willgater/@NASANewHorizons
Gráfico feito para comprar o tamanho do 'mega cometa' com outros astros do sistema solar - Reprodução/Twitter/@willgater/@NASANewHorizons

Os pesquisadores estimaram uma circunferência de 150 quilômetros de diâmetro, muito maior do que um cometa típico. Para se ter uma ideia, essa seria quase a distância de Recife, capital pernambucana, para Bonito, município do agreste do estado.

Em comparação, o UN271 é 10 vezes maior que o cometa Hale-Bopp ou C/1995 O1, um dos maiores cometas observados no século XX. Massa, né?