tecnologia

Empresa ''está criando Deus'' com projeto de inteligência artificial, segundo ex-Google

Ele ainda acredita que a humanidade pode ser ameaçada por uma "inteligência artificial geral"

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 01/10/2021 às 10:24 | Atualizado em 01/10/2021 às 10:43
Notícia
X

A inteligência artificial (IA) é uma realidade na vida nas pessoas em todo o mundo. Quem utiliza assistentes virtuais (como a Siri, da Apple ou a Alexa, da Amazon) e é estudado pelos algoritmos das plataformas de streaming, como o Spotify e a Netflix, compreende que a IA está inserida na sua vida.

Mas será que existe a possibilidade da "criação se voltar contra o criador" e inteligência artificial se voltar contra o homem? Esse é um questionamento pertinente a fala de Mo Gawdat, ex-funcionário da Google, que liderou a divisão de inteligência artificial (IA) da empresa de Mountain View, sede da multinacional de serviços online e software.

Acervo pessoal
Mo saiu da empresa em 2017, após a morte de seu filho de 21 anos. Hoje, responde como empreendedor digital e autor do livro "A Fórmula da Felicidade" (Editora Leya) - Acervo pessoal

Em entrevista ao The Times, Gawdat conta que teve uma revelação assustadora durante seu trabalho na Google: a instituição estava desenvolvendo um sistema que permitia a braços robóticos encontrarem e agarrarem uma pequena bola. Ao longo do processo, um dos braços não só agarrou a bola, mas a segurou, como se estivesse "se exibindo" para os seus inventores. Já pensasse?

Vale salientar que entrevista não deixa claro se a ação do braço foi autônoma ou se estava, de alguma forma, inserida em sua capacidade de aprendizado. “Foi aí que percebi o quão assustador isso é”, relatou Mo.

Ele ainda acredita que estamos cada vez mais próximos de uma "inteligência artificial geral", na qual a IA é capaz de aprender tudo, podendo aplicar esse conhecimento de forma a ameaçar a humanidade, caso julgasse necessário. Será?

Sabe aquele meme "estamos criando a SkyNet" que se refere à IA do Exterminador do Futuro? Pois bem, é exatamente a isso que o ex-Google se refere. “A realidade dos fatos é: nós estamos criando Deus”, disse Mo. Será?

Você curte matérias sobre tecnologia e inteligência artificial? Então se liga:

Após homem simular conversas com noiva morta, empresa desliga robô

Jovem compra domínio do Google por R$16,00

A famosa Alexa, inteligência artificial, dá 'fora' em usuário e vídeo viraliza

Tags

Autor