Ciência

Caranguejo é encontrado preservado em âmbar há 100 milhões de anos

O primeiro fóssil de caranguejo preservado em âmbar viveu entre os dinossauros

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 22/10/2021 às 14:52
Notícia
X

Achar um fóssil perfeitamente preservado foi uma conquista enorme para os cientistas. O caranguejo preservado em um âmbar é considerado o animal aquático mais antigo e em perfeitas condições já descoberto nesses últimos anos.

Javier Luque, pesquisador e pós-doutorado do Departamento de Biologia Organísmica e Evolutiva da Universidade de Harvard falou sobre o assunto. 'A espécime é espetacular, é única. É absolutamente completa e não falta um fio de cabelo no corpo, o que é notável'. 

A espécie do pequeno caranguejo foi chamada de Cretapsara athanata. O nome foi dado por cientistas chineses, americanos e canadenses, que fez referência ao período da era dos dinossauros em que o minúsculo caranguejo viveu.  

A pequena criatura tinha somente 5 milímetros de comprimento, provavelmente era um bebê caranguejo. Os pesquisadores têm a teoria de que o Cretapsara não era um caranguejo marinho, nem habitava totalmente na terra. Eles acham que ele teria vivido em água doce, ou talvez em salobra, no solo da terra.

Tags

Autor