Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL
Ciência

Caranguejo é encontrado preservado em âmbar há 100 milhões de anos

O primeiro fóssil de caranguejo preservado em âmbar viveu entre os dinossauros

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 22/10/2021 às 14:52 | Atualizado em 31/12/1969 às 21:00
Reprodução/Lida Xing
Caranguejo preservado em âmbar viveu entre os dinossauros - FOTO: Reprodução/Lida Xing
Leitura:

Achar um fóssil perfeitamente preservado foi uma conquista enorme para os cientistas. O caranguejo preservado em um âmbar é considerado o animal aquático mais antigo e em perfeitas condições já descoberto nesses últimos anos.

Javier Luque, pesquisador e pós-doutorado do Departamento de Biologia Organísmica e Evolutiva da Universidade de Harvard falou sobre o assunto. 'A espécime é espetacular, é única. É absolutamente completa e não falta um fio de cabelo no corpo, o que é notável'. 

A espécie do pequeno caranguejo foi chamada de Cretapsara athanata. O nome foi dado por cientistas chineses, americanos e canadenses, que fez referência ao período da era dos dinossauros em que o minúsculo caranguejo viveu.  

A pequena criatura tinha somente 5 milímetros de comprimento, provavelmente era um bebê caranguejo. Os pesquisadores têm a teoria de que o Cretapsara não era um caranguejo marinho, nem habitava totalmente na terra. Eles acham que ele teria vivido em água doce, ou talvez em salobra, no solo da terra.

Comentários

Últimas notícias