ATO NOBRE

Moradores criam 'muro da gentileza' para doação de roupas

A ação foi feita para comemorar o Dia Mundial da Gentileza

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 17/11/2021 às 9:34 | Atualizado em 17/11/2021 às 9:34
Notícia
X

Ações de gentilezas e ajuda ao próximo foram realizadas na última semana. Um dos casos foi o de dois garis, que mesmo sem nenhuma experiência, conseguiram ajudar no parto de uma mulher, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Já em Botafogo, bairro localizado no Rio de Janeiro, outra ação de gentileza foi gerada por alguns moradores do local. Eles criaram um ponto de doação de roupas, na Praça Compositor Mauro Duarte, perdurado também uma faixa.

"Muro da gentileza: quem precisa, pega. Quem não precisa, deixa", estava escrito na faixa.

Em um local debaixo da faixa, pessoas que passam diariamente pelo local, deixam roupas e calçados para doação. Essas peças de roupas e sapatos ficam expostos e qualquer pessoa que precisar, pode pegar. O anúncio avisa que o horário de funcionamento das doações é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Segundo alguns moradores do local, as pessoas que estão se beneficiando com as doações costumam voltar ao muro para pegar mais coisas para elas mesmas e também para outras pessoas.

 

No último domingo (14), havia roupas de adulto, infantis e até calçados disponíveis para doação. A faxineira, Helena Maria Cabral, de 55 anos, estava de passagem pelo local e resolveu levar algumas peças infantis que estavam no Muro da Gentileza. Ela conta que as roupas que pegou, são para os seus netos, que ela tem 16. 

"É legal isso aqui, duas semanas atrás peguei até um carrinho de bebê para o meu neto", conta a faxineira, que ficou sabendo da iniciativa ao passar pela praça.

"Eu estava passando por aqui e vi o pessoal pegando as coisas. Então, peguei um sapatinho para mim", relembrou Helena.

Não foi somente Helena Maria que conseguiu alguns calçados e roupas do Muro da Gentileza, criado pela nutricionista Paula Souza, moradora de BotaFogo. A iniciativa feita pela mulher, está atraindo muitas pessoas que de fato estão precisando de ajuda com vestimentas e alimentação. No muro da gentileza, além das roupas, também podem fazer doações de outras coisas como alimentos, acessórios, itens de higiene e brinquedos infantis.

Desde do mês de dezembro do ano passado, Paula Souza e o seu marido distribuem quentinhas para pessoas em situação de rua. Em janeiro, eles divulgaram o trabalho para amigos, e conseguiram investir em outras ações com apoio de uma rede de solidariedade. 

"A gente viu que essa iniciativa do Muro da Gentileza existe e é feita em alguns lugares e tivemos a ideia de fazer ali também, que é um ponto onde circula muita gente", explica a nutricionista.

Informações do portal Extra.

Tags

Autor