Inusitado

Conheça o peixe com carne azul brilhante e mais de 500 dentes

Suas cores costumam variar entre o vermelho, branco e alaranjado, mas o azul é completamente inusitado

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 12/11/2021 às 16:03
Notícia
X

Um peixe que tem a coloração azul extremamente chamativa está dando o que falar nas redes sociais. No Alaska, esse peixe é chamado de lingcod. A espécie é nativa da costa oeste da América do Norte e é muito popular entre os pescadores da região. Suas cores variam entre o vermelho, branco e alaranjado. Mas o que chamou atenção das pessoas foi a inusitada coloração azul fluorescente.

Mas, apesar da bela coloração que esse peixe pode ter, também é considerado um pouco assustador por causa dos seus dentes afiados. O peixe pode crescer até cerca de 1 metro de comprimento e pesar 80 quilos. Ele possui em torno de 500 dentes em formato de agulha nas mandíbulas, que são fortes o bastante para esmagar crustáceos. 

Esses dentes afiados permitem que os predadores consigam caçar quase tudo, desde lulas escorregadias, até caranguejos com carapaças duras. Como o lingcod mantinha tantos dentes afiados ainda era um grande mistério, mas em um estudo recente, publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, afirma que esse peixe raro pode substituir cerca de 3% dos seus dentes todos os dias, o equivalente a 20 dentes.

A maior parte do que os cientistas sabem sobre a substituição de dentes em peixes vem diretamente dos tubarões e de outros peixes com dentes fora do comum. Apesar disso, os dentes de tubarões diferem significativamente daqueles encontrados na maioria dos peixes. A descoberta do lingcod pode, então, ajudar os cientistas a entender realmente a substituição dentária dos peixes.

A variação de cores que esse peixe pode ter é consequência da genética e até pigmentos biliares. Segundo Tom Worthington, coproprietário do Monterey Fish Mark, em San Francisco, essa coloração azul chamativa pode ocorrer devido a um pigmento biliar chamado biliverdina. Mas ainda é desconhecido o fato de que só alguns peixes ficam na coloração azul.

Reprodução
Peixe com carne azul brilhante - Reprodução

Mas, de acordo com Tom, não existe nenhuma diferença entre o sabor dos lingcods azuis e os brancos. Esses peixes podem ser consumidos sem nenhum problema, até porque, na hora do cozimento, a sua carne de azul, fica branca.

Informações do portal Socientifica.

Tags

Autor