Tecnologia?

VÍDEO: Motorista dorme e deixa carro Tesla no piloto automático

Apesar de inédito no Brasil, não é um caso isolado

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 17/11/2021 às 15:10 | Atualizado em 17/11/2021 às 15:38
Notícia
X

Um homem foi flagrado dormindo no banco da direção do seu carro, enquanto o seu veículo, um Tesla Model 3, estava andando no modo automático, na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. O vídeo foi gravado por uma outra pessoa, que se encontrava no banco de carona, em um caminhão. O homem filmou o momento exato em que o motorista estava dormindo. O vídeo chegou a viralizar bastante no WhatsApp.

No vídeo que foi compartilhado, é possível ver o motorista do Tesla com o banco bastante reclinado e  dormindo. E, enquanto o homem tirava a sua soneca, o veículo conduzia o caminho em linha reta, sem desviar ou qualquer ação do gênero. É por esse motivo que provavelmente o sistema Full Self Driving (FSD) estivesse sendo utilizado para poder controlar o carro.

O homem responsável por registrar as imagens chegou a fazer um comentário bem humorado, dizendo que este era o futuro chegando ao Brasil. "Olha o nosso amigo como está dirigindo o carro, dormindo", disse o dono do vídeo. "E olha o carro dirigindo sozinho. Com o que ele está preocupado?", concluiu. 

Apesar de ser um caso inédito no Brasil, não é a primeira vez que acontece fora do país. Em maio deste ano, um motorista da cidade de Oakland, nos Estados Unidos, foi flagrado no banco de trás do seu carro, enquanto o Tesla seguia o caminho sozinho, no piloto automático. A Patrulha Rodoviária da Califórnia chegou a investigar o caso e homem foi preso. 

Mas mesmo com a irresponsabilidade do rapaz, ele foi solto logo após pagar a fiança. E com todo o ocorrido, ainda chegou a ameaçar a lei em voltar a fazer os mesmos atos de antes. Param Sharma, como foi identificado o homem, comprou um outro veículo da mesma marca, apenas para retornar a utilizar o piloto automático.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não trata somente de dirigir com sono ou adormecer ao volante. A multa para casos como esses, de dormir enquanto está no piloto automático, é de cerca R$ 293,47, além do acúmulo de sete pontos na Carteira de Habilitação.

Informações retiradas do portal IstoÉ e Power Mix.

Confira o vídeo:

 

Tags

Autor