Inusitado

Homem faz lançamento de bonecas negras na Nigéria

Os cabelos e roupas das bonecas são inspirados em mulheres africanas

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 26/11/2021 às 15:52
Notícia
X

A atitude de um homem está recebendo bastante atenção nesses últimos dias: a Nigéria é o país com a maior população negra do mundo, mas mesmo assim, quando o nigeriano Taofick Okoya foi comprar uma boneca para a sua sobrinha, em 2006, só conseguiu achar bonecas brancas na loja.

Desde então, aquilo havia ficado na cabeça dele. Foi aí que o empresário de 44 anos, que na época era diretor-executivo da empresa familiar de utensílios de plástico, teve a ideia de fabricar bonecas que fossem da mesma cor da imensa maioria das crianças africanas do seu país. 

Foi desse modo em que surgiu a Queens of África (rainhas da África), a empresa que atualmente vende mais bonecas na Nigéria.

"A ideia é promover a autoaceitação e a confiança nas crianças africanas e nigerianas. Queria que elas gostassem de si mesmas e de sua raça. Percebi que a superexposição a bonecas e personagens brancos fazia com que elas desejassem ser brancas", disse Taofick em entrevista com ao G1.

O homem chegou a ter um exemplo disso na própria casa, através de uma conversa com a filha, quando ela tinha 3 anos de idade. "Os personagens preferidos dela eram todos brancos, as bonecas, também. Um dia ela me perguntou: 'de que cor eu sou?'. Disse que ela é negra e ela falou que preferia ser branca. Tive que explicar que há tipos diferentes de pessoas e culturas no mundo, que não somos todos iguais, e que negro também é bonito", relembrou Taofick. 

Atualmente, a Queens of África fabrica seis modelos de bonecas, que representamos três maiores grupos étnicos da Nigéria: Hausa, Igbo e Yoruba. Os cabelos e roupas das bonecas se baseiam em looks inspirados em mulheres africanas. 

Divulgação/Queens of África
Cinco bonecas que foram inspiradas em mulheres africanas - Divulgação/Queens of África

Depois de muitos altos e baixos, a empresa emplacou. Agora, em média, são fabricadas cerca de 24 mil unidades de bonecas por mês, número costuma subir em períodos festivos, como Natal e Dia das Crianças.

Por enquanto, essas bonecas só estão sendo vendidas na Nigéria, mas Taofick pretende mudar isso. Segundo ele, até o fim do ano a marca fará vendas online. O nigeriano conta que há empresas de outros países da África, da Europa e dos Estados Unidos que estão interessadas em revender os seus produtos.

Informações: Portal G1.

Tags

Autor