Cobras voadoras?

Espécie de cobras voadoras deixa cientistas intrigados

As cobras são da espécie Chrysopelea Paradisi

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 26/11/2021 às 13:09 | Atualizado em 26/11/2021 às 15:03
Notícia
X

Cobras já costumam ser bastante assustadoras para algumas pessoas, não é? Agora imagina uma espécie de cobra capaz de "voar". Esse é exatamente o caso de cobras da espécie Chrysopelea Paradisi. Elas são capazes de planar pelo ar ao saltarem em direção de árvores. Mas para o alívio de muitos brasileiros, essa espécie costuma habitar somente no sul e sudeste da Ásia.

Recentemente, um professor de engenharia biomédica e mecânica da Universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos, fez uma publicação apoiando a hipótese de que as ondulações no ar das cobras, são na verdade processos que são cuidadosamente coordenados e altamente funcionais, que aprimoram a estabilidade dinâmica da cobra durante o seu salto.

"Eu não diria que todos os mistérios por trás disso estejam resolvidos", disse o professor, Jake Socha. "Mas temos uma grande parte do quebra-cabeça montado", completou.  

Apesar de muito utilizado, o termo "cobra voadora" não define o que esse animal realmente pode fazer. Segundo os pesquisadores da universidade, elas costumam saltar para se locomover de uma árvore para a outra. 

Os cientistas da Virginia Tech, colocaram vários equipamentos de filmagem para registrar o momento exato do salto dessas cobras. Durante essa experiência, eles conseguiram capturar o salto de sete cobras dessa espécie.

Eles puderam observar que o mesmo movimento ondulante que as cobras fazem para se movimentar no chão, também são utilizados para fazer os seus saltos. Os pesquisadores também comunicam que, apesar de não ser muito comum, essa espécie de cobras possuem um veneno classificado como baixo e também são inofensivas aos seres humanos.

Informações: Mistérios do Mundo. 

Confira o vídeo: 

Tags

Autor