Vídeo

Imagens raras de peixe com cabeça transparente são divulgadas por pesquisadores

Fotos foram divulgadas pelo MBARI

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio César

Publicado em 14/12/2021 às 15:06
Notícia
X

Uma curiosa espécie de peixe chamou bastante atenção nos últimos dias. Conhecido como barreleye (olho de barril), em referência ao formato tubular dos olhos, que podem ser vistos no topo da cabeça transparente, o Macropinna Micróstoma é um peixe considerado por muitos como exótico.

Recentemente, foi publicado pelo MBARI um vídeo do peixe exótico raro com imagens feitas de um veículo submarino operado remotamente (ROV) nas profundezas do oceano. O objeto de 5,6 mil operações com ROV, cerca de 27,6 mil horas de vídeo, só conseguiu encontrar o barreleye nove vezes.

Nas imagens é possível ver as bolotas verdes que roubam a atenção dos espectadores. Em primeiras pesquisas, os cientistas consideravam a ideia de que o peixe só podia enxergar para cima, através do topo da cabeça.

Em 2009, através de pesquisas do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) na Califórnia, descobriram que os olhos podiam se movimentar em rotação e segundo o estudo, seria possível até enxergar através da boca.

Além disso, o barreleye possui dois pequenos orifícios acima da boca, que diferente dos demais peixes, são órgãos olfativos que conseguem sentir a presença de um ser vivo na água.

O animal pode ser encontrado na região da Baixa Califórnia e no Mar de Bering, ele vive de 600 a 800 metros de profundidade do mar. O barreleye mede até 15 centímetros de comprimento e pequenos crustáceos e sifonóforos são os alimentos que consome.


Tags

Autor