Inusitado

Presídio se torna uma das melhores fábricas de panetones

Presidiários costumam trabalhar na padaria enquanto cumprem suas sentenças

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 24/12/2021 às 15:05
Notícia
X

Panetones são um grande símbolo nacional do Natal italiano, sendo até mesmo um motivo de orgulho quando são bem feitos. Esse alimento também é bastante conhecido por ser difícil de produzir e até mesmo aperfeiçoar.

A fábrica conhecida como "Pasticceria Giotto" foi considerada uma das melhores na produção de panetones, na Itália. Mas uma grande curiosidade é que, diferente das outras eleitas, todos os deliciosos panetones são produzidos por detentos.

Dentro da própria prisão de Due Palazzi, localizada nos arredores da cidade de Pádua, no nordeste da Itália, uma grande equipe de presidiários são vestidos como verdadeiros confeiteiros e supervisionados por profissionais na cozinha, enquanto fazem a produção desses famosos panetones. 

Os homens começam seus trabalhos às 4 horas da manhã, seis dias por semana. O cardápio começa com brioches deliciosos, que são servidos em confeitarias e hotéis locais. 

Mas além de produzir panetones, a Giotto também faz produções de biscoitos, tortas, chocolates e sorvetes. Mas ainda assim, os panetones se tornaram uma grande marca da fábrica. 

Reprodução/ Matteo de Mayda NYT
Detentos fazendo a produção de panetones na prisão - Reprodução/ Matteo de Mayda NYT

Um dos prisioneiros, Geovanni, trabalha na padaria há exatos cinco anos, cumprindo sua sentença de 23 anos. "Antes de estar na prisão, nunca tinha provado panetone", disse ele. "Mas gosto muito, e todo Natal eu ganho cinco ou seis e os mando para a minha família". 

Um panetone que costuma ser bem feito, assado da forma certa, é um motivo de orgulho para a pasticcerie italiana. Todos os anos, os italianos consomem cerca de 9,5 milhões de panetones, principalmente na época de festas de fim de ano. E nessa mesma temporada, a equipe Giotto pretende assar mais de 80.000 panetones. 

Com informações do portal Italianismo.

Tags

Autor