Impressionante

Múmia de faraó egípcio é ‘aberta’ pela primeira vez após 3.500 anos

Tecnologia possibilitou o estudo do o corpo de Amenhotep 1 e auxiliou no descobrimento de informações sobre morte e sepultamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio César

Publicado em 30/12/2021 às 14:52
Notícia
X

Com o apoio da tecnologia, alguns cientistas egípcios conseguiram abrir digitalmente um corpo mumificado de um antigo faraó egípcio. A pesquisa com as informações foi publicada na revista Frontiers in Medicine na terça-feira (28).

Através de tomografias computadorizadas (TC), foram reveladas diversas informações e detalhes exclusivos sobre a vida e morte do faraó Amenhotep I, após 3.500 anos.

A múmia do rei que governou 1525 a 1504 aC, já tinha sido encontrada há 140 anos. No entanto, para preservar as bandagens, as guirlandas de flores e a máscara facial, os estudiosos da época preferiram manter fechado.

Confira a imagem:

Divulgação / PA MEDIA
Através da tomografia 'digital', foi possível observar o crânio de Amenhotep 1 - Divulgação / PA MEDIA

De acordo com o levantamento histórico realizado pelos pesquisadores, Amenhotep I foi o segundo rei egípcio da 18ª Dinastia, onde construiu muitos templos e teve um reinado pacífico.

Morte prematura

Segundo a principal autora do estudo publicado na revista Frontiers in Medicine, a professora de radiologia da Universidade do Cairo, Sahar Saleem, o Rei faleceu aos 35 anos de idade. Em entrevista ao PA média, a professora contou mais detalhes sobre o corpo do faraó egípcio:

“Ele tinha aproximadamente 1,69 metros de altura. Circuncidado com bons dentes e foi encontrado usando 30 amuletos e um cinto de ouro exclusivo com contas de ouro”, declarou.

Outras informações foram reveladas por Saleem e seus colegas, onde consta a descoberta que o faraó tinha nariz fino, queixo estreito e cabelos encaracolados. Em relação à causa da morte, os pesquisadores declararam que não foi possível conseguir nenhum sinal ou ferida que pudesse explicar como o Amenhotep I faleceu.

Gostou da curiosidade? Confira mais notícias sobre Faraó:

Restos mortais do Faraó Amenófis são revelados pela primeira vez através da tecnologia

Veja também; 

Dublador xinga fala de The Flash: 'Olha que diálogo m***'; veja vídeo

Após ser dado como morto, bebê volta a respirar enquanto estava sendo preparado para velório

Traição: mulher flagra a própria mãe com marido em motel, arma barraco e viraliza; veja vídeo

 

VÍDEO: Homem rouba celulares na cueca em show de Gusttavo Lima

Tags

Autor