Descoberta

Ovos de dinossauros com mais de 60 milhões de anos são descobertos por paleontólogo; veja a imagem

No total, foram encontrados cinco ovos de dinossauro que medem cerca de 12 a 13 centímetros de comprimento e 6 a 7 de largura

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 06/01/2022 às 11:40

Uma grande descoberta foi realizada em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. William Nava, pesquisador e coordenador do Museu de Paleontologia de Marília, encontrou uma ninhada de ovos fossilizados de dinossauros carnívoros no final de 2021, no sítio paleontólogo do Parque dos Girassóis.

Apesar de muito impressionante, não é a primeira vez que o pesquisador faz uma descoberta no local. No ano de 2020, ele também encontrou ovos de crocodilos. Mas diferente deles, os que foram encontrados no final de 2021, se tratavam de ovos de dinossauros terópodes, carnívoros e de pequeno porte. Veja a imagem:

Divulgação
Ninhada de ovos de dinossauro encontrados por pesquisador - Divulgação

"Normalmente, ovos fossilizados de crocodilomorfos têm casca externa com textura porosa ou lisa. Já a casca de ovos dos dinossauros carnívoros tem textura em forma de ondinhas. Parecem pequenas minhoquinhas onduladas, o que difere da textura crocodilomorfo", explicou o pesquisador.

A ninhada tem entre 60 e 80 milhões de anos

Segundo William, os ovos são do período Cretáceo Superior e tem entre 60 e 80 milhões de anos. Eles medem cerca de 12 a 13 centímetros de comprimento e 6 a 7 de largura. No total, foram encontrados cinco ovos de dinossauro no local.

O pesquisador também conta que foram encontrados isolados de qualquer vestígio de dinossauro, seja dentes ou ossos, dificultando bastante o estudo para saber qual tipo de espécie era. "Esse é um dado interessante. Quem sabe se, em um desses cinco ovos, não se tenha um embrião fossilizado. Seria 'superbacana', algo inédito para o Brasil", disse William.

A ninhada de ovos será encaminhada para a Universidade de Brasília (UnB), onde todos os ovos serão analisados com microscopia eletrônica de varredura.

Com informações do portal Globo Rural.

Confira também:

Cachorro é salvo minutos antes de ser sacrificado

Homem viraliza após divulgar que está solteiro através de outdoors: 'Salve-me do casamento arranjado'

Ex-participante de reality show que vendia 'pum' engarrafado passa mal por causa de excesso de gases