Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL
Serpente famosa

Conheça a famosa naja de Brasília, que completou um ano de cuidados no Butantan

Chamada de Nadja, a serpente ficou famosa após ser encontrada em uma caixa ao lado de um shopping em Brasília

Caio César
Cadastrado por
Caio César
Publicado em 20/01/2022 às 10:13 | Atualizado em 20/01/2022 às 10:18
Reprodução/Butantan
Apesar da famosa repercussão, o animal se tornou um símbolo de conscientização da sociedade referente ao tráfico de animais. - FOTO: Reprodução/Butantan
Leitura:

Você já ouviu falar na serpente Nadja? Ela ficou bem conhecida após ser encontrada em uma caixa ao lado de um shopping em Brasília, em 2021. No dia 13 de janeiro de 2022, a cobra completou um ano sendo cuidada pelo Instituto Butantan. No local, especialistas acompanham de perto a naja e dão uma atenção redobrada ao animal. 

Apesar da repercussão, Nadja se tornou um exemplo de conscientização para a sociedade sobre o tráfico de animais. Segundo o Butantan, a prática coloca em risco a população e compromete o equilíbrio do planeta.

Assista ao vídeo com curiosidades sobre a serpente famosa

Outro fator que chamou atenção foi por conta da "personalidade" da serpente. O diretor do Museu Biológico, Giuseppe Puorto, afirmou que, às vezes, ela muda de humor repentinamente, apesar de ter aparência de serena. "Às vezes, nós passamos por aqui, ela está quieta, depois ela levanta, dá susto na gente”, relata.

Cuidados de Nadja

No museu biológico, cada grupo de animais tem um técnico que se responsabiliza por eles e se encarrega de conhecer e criar intimidade com os bichos.

O biólogo Marcelo Bellini, é o responsável pela casa de Nadja e cuida de todas as necessidades dela, como higienização dos vidros, troca de água e outros cuidados. Segundo ele, às vezes é necessário limpar o local mais vezes porque a serpente faz uma bagunça na casa, já que não sabe exatamente de onde veio antes de chegar ao Brasil.

De acordo com o especialista, a alimentação do animal muda de acordo com o peso. Como Nadja possui 800 gramas, ela se alimenta de roedores uma vez por mês. A depender de fase de crescimento, a serpente come bem menos.

Com informações do Instituto Butantan 

Confira também: 

>> Conheça a tartaruga gigante considerada a mais velha da história

>> Mulher encontra gato perdido há 8 meses ao ouvir miado por telefone

>> VÍDEO: Mulher se casa aos 70 anos e diz estar realizando um sonho; veja imagens

 

Dá só uma olhada! Cachorros se unem para 'salvar' irmão de ter que tomar remédio

Comentários

Últimas notícias