Conquista do Brasileiro de 87 pelo Sport vira livro 30 anos depois

Thiago Wagner
Publicado em 08/09/2017 às 12:16
Foto: Anderson Freire/Sport Club do Recife


Depois de 30 anos, a história da conquista do Brasileiro de 87 pelo Sport vai virar livro. Com o título "1987 - De fato, de direito e de cabeça", a conquista rubro-negra é relembrada seguindo ampla pesquisa com documentos de um campeonato que fugiu precedentes no Brasil e até hoje não tem fim, com enorme contestação do Flamengo, que também se considera campeão daquele ano.

A autoria é dos jornalistas André Gallindo, da Rede Globo, e Cassio Zirpoli, do Diario de Pernambuco. A publicação conta ainda com prefácio de Tino Marcos. O livro traz ainda o panorama de todos os lados envolvidos, seja em Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre (o Internacional era o adversário do Flamengo na final do outro módulo) e de Campinas (o Guarani enfrentou o Sport na final).

LEIA MAIS:

Luxemburgo com carta branca. De fato e de direito. E agora?

Renovação é prova de força de Luxa e sinal para elenco do Sport

Sport renova com Luxemburgo e comissão técnica até 2018

> Homero Lacerda rebate argumento do Flamengo sobre 87: “escalação não ganha campeonato”

> Homero Lacerda exalta luta do Sport em 87: “Foi a Lava-Jato daquela época”

> Voz do torcedor: 1987, o ano que finalmente acabou para o Sport!

> Áudio: ministra Rosa Weber proferiu voto que manteve 87 com Sport

> STF considera Sport único campeão brasileiro de 1987

Mas o material não se resume ao campeonato em sim. Trata também da história que levou a toda a confusão de 1987, como a criação da Copa União, do finado Clube dos 13 e de uma competição que exclui equipes com direito esportivo adquirido. Entre os materiais pesquisados, o acervo do Jornal do Commercio.

Entre tantos ouvidos pelos autores, estão Tite, Ricardo Rocha, Zico, Emerson Leão, Arnaldo Cezar Coelho, Carlos Miguel Aidar, Márcio Braga, Eurico Miranda, Homero Lacerda, Kleber Leite, Patrícia Amorim, Juninho Pernambucano… Memórias e versões. Dos dois lados. Das dezenas de lados.

O livro só chega oficialmente às livrarias na segunda quinzena de outubro. No entanto, já é possível adquirir o material na pré-venda, que começa nesta sexta-feira por meio do site da Livraria Esportiva. O custo é de R$ 40 mais o frete. A data da pré-venda foi escolhida porque ela marca o acordo para o cruzamento dos módulos que definiria o campeão brasileiro daquele ano, quebrando o mito de que o regulamento foi mudado durante a competição.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
brasileirão livro Plano sport
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory