Ciente da escalação de um assistente afastado pela Federação Mineira do seu campeonato, o vice-presidente de futebol do Sport, Guilherme Beltrão minimizou o fato dele estar impedido de trabalhar no Campeonato Mineiro e destacou a qualidade de Guilherme Camilo, e que foi referendada com o título de FIFA e também eleito com análise de scouts como um dos melhores assistentes do Campeonato Brasileiro de 2017, ao lado de Bruno Pires, premiado com Rafael Klauss como melhor trio de arbitragem do torneio.
"Veja como futebol é dinâmico, o bandeirinha foi eleito melhor assistente do Campeonato Brasileiro,e agora lá em Minas, cometeu um ou foram dois erros. Normalmente não é confortável a escolha nestas condições. Mas vamos torcer para que ele se redima, e mostre a capacidade que ele teve efetivamente no ano passado sendo eleito melhor bandeirinha", disse Beltrão em entrevista à Rádio Jornal na manhã desta terça-feira(20).
Filho do ex-árbitro Osmar Dias Camilo, trabalha na Secretaria de Esportes e Saúde de Ibirité, município da RMR de Minas Gerais, Guilherme, trabalhou em 19 jogos do Brasileirão e foi observado por analistas de campo e vídeo,utilizando o programa oferecido da CBF e referendado pela Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF), e foi premiado de acordo com o seguintes critérios: números de jogos, média de escalas, partidas com interferência, número de vezes entre os três melhores do ranking da rodada.
Guilherme ficou 7 vezes entre as três melhores equipes, recebeu troféu e um prêmio no valor de R$ 100 mil.