Deputado árabe-israelense pede ao YouTube que retire vídeo com insultos a Maomé

Karoline Albuquerque
Publicado em 28/10/2020 às 17:27
A torcida do Beitar tem histórico racista. FOTO: DIVULGAÇÃO/BEITAR


Da AFP - O líder dos partidos árabes israelenses, Ayman Odehm, pediu à plataforma de vídeos YouTube para retirar uma canção racista de torcedores de um clube de futebol israelense, segundo ele, ofensiva ao profeta Maomé. O cântico em hebraico da torcida organizada "A Família", do clube Beitar Jerusalém, ataca Maomé ao questionar seu status de profeta e as origens de sua mãe.

"Toda ofensa a um símbolo religioso é totalmente inaceitável", declarou na terça-feira (27) Odeh, líder de uma frente unida de partidos árabes israelenses, em um comunicado publicado em árabe. "'La Familia' é um grupo racista (...) e em um Estado realmente democrático esse grupo terrorista teria sido proibido há muito tempo", garantiu.

LEIA MAIS:

>Neymar sente lesão durante jogo do PSG pela Liga dos Campeões

>Caminho inverso no futebol feminino marca trajetória do Kindermann

>Athletico-PR e Flamengo fazem duelo de estreia na Copa do Brasil

O líder político dirigiu uma carta ao braço do YouTube em Israel para exigir a retirada da canção, no ar desde de julho de 2016 mas que, diz, se tornou "popular" recentemente. O Youtube, filial do grupo Google, prometeu avaliar o pedido e dar uma resposta, segundo Odeh.

O Beitar Jerusalém é conhecido pelos atos de violência contra os árabes de algumas torcidas. Eles xingam jogadores árabes das equipes adversárias gritando insultos contra o profeta Maomé.

Mas o clube, ligado à direita nacionalista israelense, se afastou nos últimos anos de "A Família" e tem tentado de mudar sua imagem, o que lhe rendeu um prêmio em 2017 pela luta contra o racismo, entregue pelo presidente israelense, Reuven Rivlin.

O pedido do deputado árabe-israelense ocorre em meio à controvérsia causada pela declaração do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre a liberdade de fazer caricaturas de Maomé, depois que um professor foi decapitado após ter mostrado desenhos do profeta durante uma aula de educação cívica.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
deputado Maomé VI video YouTube
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory