Clima Quente

Conselho Deliberativo se reúne nesta quarta-feira para decidir futuro do Executivo do Sport

Milton Bivar e Carlos Frederico renunciaram aos cargos de presidente e vice-presidente do Leão

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 15/06/2021 às 22:39 | Atualizado em 15/06/2021 às 23:05
Notícia
X

Sem divulgação nas redes sociais e por meio apenas do site oficial, o Conselho Deliberativo convocou nesta terça-feira uma reunião extraordinária para a noite desta quarta, às 19h30, de forma remota. Em pauta, o futuro do comando do Executivo após as renúncias do presidente Milton Bivar e o vice-presidente Carlos Frederico. As saídas aconteceram pouco mais de dois meses depois da eleição do biênio 2021-2022 no dia 9 de abril.

LEIA MAIS

> Milton Bivar e Carlos Frederico deixam oficialmente o comando do Sport

> Sem o Sport, clubes da Série A formalizam criação de Liga para organizar Brasileirão

> Torcida do Sport realiza protesto contra possível eleição indireta após renúncia de Milton Bivar

> Everton Felipe usa redes sociais e se posiciona sobre crise política do Sport

> No Sport, renúncia de Milton Bivar acende clima político e incertezas com eleições; veja o que diz o estatuto

Segundo o estatuto do Sport, um vice-presidente provisório deve ser escolhido pelos conselheiros. Em um prazo de até 15 dias, ele deve convocar uma nova eleição para os sócios decidirem quem vai comandar o clube rubro-negro até o fim da próxima temporada. Durante esta terça-feira, chegou a ser cogitada na Ilha do Retiro uma eleição indireta entre os membros do Deliberativo.

A possibilidade foi reprovada quase que por unanimidade entre os rubro-negros nas redes sociais. Tanto que os torcedores se juntaram e pretendem realizar um protesto, na tarde desta quarta-feira, na Ilha do Retiro. O principal opositor da atual gestão é o ex-diretor de futebol Nelo Campos. Em nota oficial, ele se mostrou bastante cauteloso com a situação e frisou a necessidade de esperar a posição oficial do Conselho Deliberativo.

No art. 88, que fala sobre essa possível eleição indireta, também está escrito que deve ser 'observado o art. 86', ou seja, trazendo a interpretação que o escolhido pelo Conselho Deliberativo assumiria de forma provisória, ficando até os sócios escolherem o novo presidente. "Paragrafo único: Na hipótese de vacância simultânea dos cargos do Presidente Executivo e de Vice-Presidente Executivo, o Conselho Deliberativo realizará a eleição de que trata este artigo observando o disposto no art. 86", diz um trecho do art.88.

E o que diz o art. 86? Afirma que, quando a renúncia acontece antes de chegar na metade do mandato, algo que aconteceu com Milton Bivar, o vice-presidente executivo, Carlos Frederico, assume provisoriamente e convoca eleições diretas. E aí, se o vice também renuncia, o Conselho Deliberativo tem a missão de eleger o novo presidente provisório, que por sua vez tem a missão de convocar o pleito normal e com direito a voto para os sócios.

Nenhuma descrição disponível.

VEJA O QUE DIZ O ESTATUTO

Nenhuma descrição disponível.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor