Política

Após reunião do Conselho Deliberativo, Pedro Lacerda assume comando do Executivo do Sport de forma interina

Nova eleição será convocada, mas ainda não está definido o formato: direta ou indireta

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 16/06/2021 às 22:23 | Atualizado em 17/06/2021 às 7:51
Notícia
X

Após reunião, na noite desta quarta-feira, o Conselho Deliberativo do Sport definiu um vice-presidente interino. O cargo será assumido pelo presidente do órgão, Pedro Lacerda, que terá até 90 dias para convocar uma nova eleição o comando do Executivo. A informação foi confirmada pelo vice-presidente do Conselho, Gustavo Oiticica, em entrevista ao Blog do Torcedor. Ele ainda revelou que na próxima semana deve ser convocada uma nova reunião extraordinária para definir o pleito acontece de forma direta, com a participação dos sócios em Assembleia Geral, ou indireta, apenas com os conselheiros.

LEIA MAIS

Completando 15 anos, Blog do Torcedor está de cara nova

Presidente do Conselho Deliberativo prega 'união e paz' para definir futuro do Sport em trabalho colegiado

Torcida do Sport faz protesto na Ilha do Retiro e pede eleições diretas após renúncia de Milton Bivar

Ex-presidente, Gustavo Dubeux defende eleições diretas e afirma que Sport precisa de pacificação

Contrariando desejo da torcida, reunião do Conselho Deliberativo do Sport será exclusiva para conselheiros

Oiticica também destacou que Pedro Lacerda pode continuar dirigindo o Executivo por um prazo maior que o inicial de três meses, caso exista um argumento plausível. A decisão acontece um dia depois de que o presidente Milton Bivar e o vice-presidente Carlos Frederico renunciaram aos cargos. A reunião do Conselho Deliberativo aconteceu de maneira remota e não foi reproduzida ao vivo para os sócios. O que revoltou os rubro-negros nas redes sociais. Mesmo assim, vários trechos da reunião do órgão vazaram na internet.

"Na reunião do Conselho, ficou decidido que Pedro Leonardo Lacerda assume a partir de amanhã (quinta-feira) o Executivo, eu assumo o Deliberativo provisoriamente, no tempo de até no máximo 90 dias, para ele (Pedro Leonardo Lacerda) fazer as eleições. Teremos outra reunião para decidir qual será forma, se direta ou indireta via conselheiros. O que deve acontecer na próxima semana, mas ainda não existe uma data", afirmou o, agora, presidente interino do Conselho Deliberativo do Sport.

Questionado sobre artigo 86 do estatuto do Sport, que determina que o vice-presidente provisório realize a nova eleição em um prazo de 15 dias, Gustavo Oiticica justificou que não existe condições de organizar uma disputa eleitoral nesse período. Segundo o dirigente rubro-negro, ainda mais se o formato decidido pelos conselheiro for o direto, com a participação dos sócios. Ele ainda ressaltou que por causa da pandemia da covid-19 é necessária a autorização do Governo de Pernambuco.

"O Conselho pode modificar isso. Até porque em 15 dias não se faz uma eleição. Isso é utópico. Ainda mais se for direta. É preciso autorização do Estado. É outro problema. O que teve na outra eleição", comentou Oiticica, que tratou com naturalidade uma possível ida da sucessão do Executivo para a Justiça. "Qualquer um pode entrar na Justiça. Aí teremos que ver o que o juiz irá dizer. Para o bem do Sport, é melhor que a turma tenha calma", completou.

VAZAMENTO

Nos trechos vazados da reunião nas redes sociais, o ex-presidente do Executivo e do Conselho Deliberativo, Fernando Pessoa, disse que era a favor da eleição de forma direta para definir o novo presidente e vice. Em outro trecho, foi possível observar a participação do advogado Flávio Coury, que é acusado de homofobia contra o torcedor e ex-BBB, Gil do Vigor. Também foi possível observar o receio de um dos conselheiros em o processo de sucessão parar na Justiça e prejudicar ainda mais o clima nos bastidores do Sport.

O QUE DETERMINA O ESTATUTO

Nenhuma descrição disponível.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor