ELEIÇÕES NO SPORT

Presidente interino do Sport desmente Milton Bivar e diz que formato da eleição vai ser definido pelo Conselho

Ex-presidente afirmou na manhã desta sexta-feira que o Conselho Deliberativo convocaria eleições diretas, mas Pedro Lacerda contrariou a informação

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 18/06/2021 às 15:57 | Atualizado em 18/06/2021 às 16:05
Notícia
X

Após o ex-presidente do Sport Milton Bivar afirmar na manhã desta sexta-feira (18) que eleições diretas seriam convocadas no clube rubro-negro na próxima reunião do Conselho Deliberativo, o presidente interino do Leão, Pedro Leonardo Lacerda, concedeu entrevista à Rádio Jornal nesta tarde e desmentiu a informação relatada pelo ex-mandatário. Ele chegou a dizer, inclusive, que não conversou com Bivar e que os próximos passos relacionados ao pleito serão definidos na reunião do CD, na próxima terça-feira (22).

"Fico feliz em saber que a saúde de Milton (Bivar) parece se recuperar bem rapidamente, mas acredito que meu querido amigo cometeu uma confusão. Não houve essa ligação. Não conversamos sobre isso em momento algum. O Conselho Deliberativo vai decidir na próxima semana, por meio do vice-presidente em exercício na presidência do conselho, Gustavo Oiticica, que vai convocar uma reunião na qual a pauta será qual dos dois caminhos o plenário vai decidir (eleição direta ou indireta). Seja qual for, imediatamente eu tomarei as medidas administrativas para garantir a eleição", explicou Pedro Lacerda.

De acordo com o presidente interino, o estatuto do clube é contraditório em relação aos prazos necessários para a realização da eleição. Com isso, não é possível afirmar que o pleito será realizado nos próximos 15 dias devido às circunstâncias estabelecidas no documento.

“Se qualquer associado ou pessoa interessada tiver a possibilidade de observar, vai ver que numa soma dos prazos, as demandas e exigências necessárias para preparar uma eleição varia entre 33 e 43 dias. Então, não poderia e seria ineficaz, que o substituto provisório do presidente executivo tivesse 15 dias para realizar a eleição. O estatuto gerou mais esse problema”, explicou.

“A solução defendida pelo professor Silvio Neves Batista, com apoio da maioria expressiva dos presentes, é que fosse fixado um prazo, decidido pelo plenário, de até 90 dias para que fosse atendido esse comando legal de convocar a eleição. Não é que vou esperar 90 dias para chamar, é porque o estatuto me impõe um prazo de 33 a 43 dias para reunir as condições necessárias”, completou Pedro Lacerda.

Questionado sobre um possível choque por ser o presidente do Conselho Deliberativo e estar exercendo, de forma interina, a presidência do executivo, Pedro Lacerda foi taxativo ao indicar que não está acumulando as funções.

“Isso foi outra polêmica criada de forma desnecessária. Não estou acumulando os cargos não. A partir do momento que o pleno do conselho deliberou na aceitação dessa proposta, que me conduziu provisoriamente para assumir essa função pelo prazo de até 90 dias, eu estou licenciado (do cargo de presidente do Conselho Deliberativo) e o vice-presidente do órgão, Gustavo Oiticica, passa a ser o presidente em exercício. Então, em hora nenhuma houve um acúmulo dos dois poderes”.

Por fim, Lacerda deixou claro que independente da data em que serão realizadas as eleições para definir os mandatários que vão substituir Milton Bivar e Carlos Frederico, ele não será postulante ao executivo. “Eu não sou candidato a presidente do executivo. Não vou figurar como candidato. Fui eleito e vou cumprir meu mandato até o fim na condição de presidente do Conselho Deliberativo”, finalizou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor