SEQUÊNCIA X DESGASTE

Com pouca rotação na titularidade, Náutico sofre com desgaste físico

O Náutico vai para a sua quinta partida na Série B em apenas 12 dias

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 30/06/2021 às 15:20 | Atualizado em 30/06/2021 às 19:34
Notícia
X

Mesmo o Náutico fazendo uma boa campanha e assumindo a liderança nesse início da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Hélio dos Anjos vem sofrendo com algumas dificuldades na escalação e com o desgaste físico dos seus atletas pelo alto número de jogos num curto intervalo de tempo.

Na partida dessa terça-feira (29), contra o CRB, o elenco alvirrubro foi para o jogo sem zagueiro de reserva, já que Camutanga acabou vetado por desgaste muscular e Carlão, o quarto defensor da equipe, não tinha viajado para Maceió com a delegação. O reserva imediato, Yago, foi acionado para a partida. O Náutico volta a campo já nesta sexta-feira (2), contra o Operário-PR, fechando uma sequência de cinco jogos em apenas 12 dias.

Com um elenco enxuto, a diretoria do Timbu já havia falado que faria contratações pontuais para a temporada. O clube chegou a contratar, no dia 20 de junho, o atacante Iago Dias, que pode estrear nesta sexta-feira (2) diante do Operário-PR. Mas a situação ainda pode ser mais preocupante para o Náutico, que vem recebendo cobranças da torcida alvirrubra por um melhor desempenho dos atletas que são acionados do banco de reservas durante as partidas. 

Mesmo com a comissão técnica do Náutico pregando o preparo do elenco para a grande sequência de jogos da Série B num curto período de tempo - foram quatro rodadas em menos de 10 dias -, os empates em sequência vêm mostrando que o desgaste físico tem pesado no desempenho da equipe. Os atletas do banco, na maior parte dos casos, acabam indo para a titularidade para cobrir um atleta já lesionado, e não como opção de poupar um titular. E apesar de dar uma sequência de jogos para o elenco ser um fator positivo no futebol, a quantidade de partidas num curto período de tempo pode transformar isso em um problema.

No setor defensivo, o goleiro Alex Alves e os laterais Bryan e Hereda jogaram todas as oito rodadas. Wagner e Camutanga só estiveram ausentes em apenas uma partida. O segundo, inclusive, ficou de fora do empate contra o CRB desta terça-feira (29) para se recuperar de um desgaste muscular, enquanto Wagner não jogou contra o Londrina por estar suspenso.

Como substituto imediato, o zagueiro Yago deu conta, mas precisou fazer um jogo cuidadoso ao lado de Wagner na última partida, pois o Náutico estava sem jogadores da posição no banco de reservas.

No setor defensivo, o lateral-esquerdo Rafinha foi o atleta mais acionado do banco de reservas. E apesar de ter entrado em campo em quatro oportunidades, só chegou a atuar em aproximadamente 50 minutos de jogo. Além da partida como titular, Yago também chegou a ser acionado uma vez do banco de reservas.

Quem também esteve presente em todas as oito partidas como titular foi o meia Jean Carlos. Há cinco jogos que o camisa 10 vem jogando a partida inteira. Nas duas primeiras, o atleta jogou mais da metade, enquanto que na terceira, foi substituído nos acréscimos do segundo tempo.

Tirando Jean Carlos, o meio de campo foi o que mais teve rotação na titularidade, mas causadas por lesões dos atletas. Titular absoluto, Rhaldney não jogou a primeira partida pois foi poupado após a final do Campeonato Pernambucano, mas o volante jogou todas as outras sete rodadas como titular. O volante Djavan começou titular nos primeiros dois jogos, mas acabou ficando de fora de quatro rodadas seguidas após lesão. O atleta retornou no banco de reservas na sexta rodada, chegou a ser acionado e foi escalado na titularidade no jogo seguinte, mas perdeu espaço para Matheus Trindade contra o CRB.

Entre os reservas mais acionados no meio de campo, estão Marciel, que esteve presente nas oito rodadas mas apenas uma como titular, e o próprio Matheus Trindade, que acabou marcando presença na titularidade em cinco oportunidades para suprir a ausência de Djavan, além de ter entrado no segundo tempo em outras duas partidas nesta Série B. Os meias Luiz Henrique e Vargas foram acionados 5 e 3 vezes, respectivamente, do banco de reservas.

Já no ataque do Náutico, o trio formado por Kieza, Vinícius e, agora ex-jogador, Erick, preenchia a titularidade de forma absoluta. Artilheiro do Pernambucano, Kieza só ficou de fora da partida contra o CRB nessa terça-feira. O atacante estava, junto com o zagueiro Camutanga, se recuperando de desgaste muscular. Vinícius esteve ausente apenas no confronto diante do Londrina, mas também foi por causa de lesão. Erick acabou atuando na titularidade em todas as oito rodadas.

Entre os reservas do setor ofensivo, Guillermo Paiva e Giovanny foram os mais presentes em campo. O paraguaio atuou em seis partidas desta Série B e foi titular diante do CRB, no lugar de Kieza. Giovanny tem marca igual na competição. Foram seis partidas jogadas e uma como titular, mas substituindo Vinícius.

Outro atacante que esteve presente na Série B pelo Náutico foi Matheus Carvalho. Ainda recuperando o condicionamento físico após se recuperar de uma cirurgia no ligamento do joelho, o atleta chegou a ser acionado em quatro partidas.

Confira o elenco do Náutico:

Goleiros: Jefferson, Alex Alves e Renan

Zagueiros: Wagner Leonardo, Yago Silva, Camutanga, Breno e Carlão

Laterais-direitos: Williams Bahia, Bryan (que vem jogando na lateral-esquerda), Hereda e Thassio

Laterais-esquerdos: Rafinha

Volantes: Rhaldney, Djavan, Marciel, Luiz Henrique, Matheus Trindade e Luís Felipe

Meias: Lucas Paraíba, Vinícius Vargas, Juninho Carpina e Jean Carlos

Atacantes: Kieza, Matheus Carvalho, Álvaro, Vinícius, Giovanny, Paiva, Jorge Colmán e Iago Dias

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor