A Espanha venceu a Croácia por 5x3, com dois gols na prorrogação, nesta segunda-feira (28), em Copenhague (Dinamarca), pelas oitavas de final da Eurocopa.
No estádio Parken, na capital dinamarquesa, os gols espanhóis foram marcados por Sarabia (no minuto 38), Azpilicueta (57), Ferran Torres (77) Morata (100) e Oyarzabal (103), estes dois últimos na prorrogação, enquanto os croatas balançaram as redes com Pedri (gol gontra, 20), Ori (85) e Paali (90'+2).
A equipe espanhola vai enfrentar nas quartas de final, na sexta-feira (2) em São Petersburgo, a Suíça, que venceu a França nas oitavas, em uma partida decidida nos pênaltis, após dois tempos de prorrogação e um persistente empate em 3x3.
Gol contra, virada e prorrogação
O encontro em Copenhague teve todos elementos que fazem um grande jogo: gols bonitos, lances bisonhos e emoção até o último minuto.
A Espanha começou melhor e pressionava o adversário em seu campo de defesa até que deu um gol de presente para os croatas em um erro inacreditável.
Do meio de campo, Pedri recuou a bola para goleiro Unai Simón, que tentou dominar com o pé na grande área, mas a bola passou por ele para morrer na rede.
O lance deu ânimo aos croatas, que se lançaram mais ao ataque. Mas antes do fim do primeiro tempo, Gayá chutou cruzado e Livakovic espalmou. Sarabia surgiu na sobra para igualar o placar.
E logo no início da etapa seguinte, os espanhóis viraram quando Ferrán Torres cruzou e Azpilicueta subiu para dar uma cabeçada perfeita.
A equipe espanhola seguiu pressionando e ampliou vinte minutos depois, após falha de marcação croata, Ferrán Torres aproveitou lançamento para entrar na área e chutar cruzado, sem chance para Livakovic, fazenod o 3x1
Mas quem achava que a vaga estava garantida para a equipe espanhola, foi surpreendido quando a Croácia diminuiu em um gol chorado. Após cruzamento na pequena área, Budimir chutou, Azpilicueta tirou em cima da linha e, na volta, Orsic emendou. Azpilicueta tocou mais uma vez, mas dentro do gol e o árbitro confirmou o 3x2.
E já nos acréscimos, Pasalic conseguiu o empate, ao completar de cabeça um cruzamento de Orsic, levando assim o jogo para prorrogação.
E na primeira etapa do tempo extra, Morata dominou cruzamento de Dani Olmo para bater cruzado, sem chance para Livakovic.
Três minutos depois, Oyarzabal decretou o placar final e a classificação às oitavas, ao aproveitar novo cruzamento de Dani Olmo e colocar no canto direito do goleiro croata.
Ficha técnica da partida válida pelas oitavas de final da Eurocopa
Espanha - Croácia 5 x 3 (1x1, 3x3, 5x3)
Local: estádio Parken, Copenhague (Dinamarca):
Público: 22.771 espectadores
Árbitro: C. Çakir (TUR)
Gols:
Croácia: Pedri (20, contra), Orsic (85), Pasalic (90+2)
Espanha: Sarabia (38), Azpilicueta (57), Torres (77), Álvaro Morata (100), Oyarzabal (103)
Cartões amarelos:
Croácia: Brozovic (73), Caleta Car (84)
Equipes:
Croácia: Livakovic - Juranovic (Brekalo 74), Vida, Caleta-Car, Gvardiol - Modric (cap) (Ivanusec 114), Brozovic, Kovacic (Budimir 79) - Vlasic (Pasalic 79), Petkovic (Kramaric 46), Rebic (Orsic 67).T: Zlatko Dalic
Espanha: Simón - Azpilicueta, García (Torres 72), Laporte, José Gaya (Alba 78) - Koke (Fabián 78), Busquets (Rodri 102), Pedri - Torres (Oiarzabal 88), Álvaro Morata, Sarabia (Olmo 71).T: Luis Enrique