PRIMEIRO TURNO

Náutico x Operário: escalações, arbitragem e tudo sobre o jogo válido pela 9ª rodada da Série B

O Náutico vive uma sequência de empates na Série B, mas permanece líder da competição

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 01/07/2021 às 18:31 | Atualizado em 02/07/2021 às 19:32
Notícia
X

Náutico e Operário não vencem há três rodadas e se encontram nesta sexta-feira (2), às 19h, no estádio dos Aflitos, para o jogo válido pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida também representa para o Timbu o encerramento de uma maratona que teve oito jogos em 24 dias, praticamente um jogo a cada três dias, e o resultado é um elenco desgastado e com algumas dúvidas para a escalação. Nesse cenário, Hélio dos Anjos e sua comissão técnica estudam as possibilidades para entrar em campo e manter o bom aproveitamento deste início da competição. À favor dos alvirrubros, está o retrospecto como mandante, já que jogando em casa não perdem desde outubro do ano passado. 

A sequência recente do Náutico tem três empates ( 0x0 com o Londrina, 1x1 com o Remo e 1x1 com o CRB), mas que não foram suficientes para tirar o Timbu da liderança da competição com 18 pontos e ainda invicto - em oito jogos, teve cinco vitórias e os três empates recentes. Quanto ao Operário, a sequência tem, além de dois empates (0x0 com o Confiança e 0x0 com a Ponte Preta), na rodada passada sofreu uma derrota por 2x1 para o Vila Nova. A equipe paranaense inicia a rodada no 6º lugar, com 12 pontos, tendo contabilizado três vitórias, três empates e duas derrotas nas primeiras oito rodadas. 

O principal desfalque do Timbu para esta sexta-feira pode-se dizer que é "irreparável". Durante a semana, o clube perdeu o atacante Erick, cujo contrato de empréstimo junto ao Braga, de Portugal, acabou e não teve um acordo para a renovação. A perda do jogador foi uma baixa importante para o setor ofensivo alvirrubro, já que o ex-camisa 33 era titular absoluto do time e peça importante no desempenho de destaque que o Náutico tem apresentado desde a chegada de Hélio dos Anjos. O treinador ainda não revelou como pretende resolver esse problema, mas comentou que pode encontrar a solução até mesmo dentro do elenco. 

"Daqui a pouco a solução pode estar dentro do elenco, mas mudando algumas coisas no modelo de jogo, principalmente em momentos que a gente está com a bola. Eu não vejo, dentro do elenco, jogador com a característica semelhante, isso é natural, não é o maior problema. Mas, nós também não estamos vendo no mercado que cabe contratações para o Náutico jogador que possa suprir a ausência do Erick sem mexer na característica, principalmente, do setor de campo que é o nosso setor direito", disse Hélio. 

Além da despedida de Erick, dois nomes ainda podem desfalcar o time nessa rodada, sendo um no ataque e outro na defesa. O atacante Kieza e o zagueiro Camutanga ficaram de fora da partida contra o CRB por desgaste muscular e podem ou não estar de volta contra o Operário. A confirmação acontecerá apenas nesta sexta-feira, mas Hélio espera poder ter os atletas de volta. "Os dois jogadores ainda têm uma certa possibilidade de estar à disposição. Nós estamos hoje já trabalhando em função da total recuperação deles e tudo vai ser definido na hora do jogo", acrescentou. Caso isso não aconteça, para a posição de Kieza o provável substituto é o também atacante Paiva, que foi acionado na partida contra o CRB. Para a zaga, Camutanga pode ser substituído por Carlão, já que Yago também se machucou na rodada passada, quando substituía o titular. 

Hélio dos Anjos também revelou que pode recorrer a esquemas de jogo alternativos, que já foram treinados pela equipe pensando em situações que envolvem contusões e desgastes, o que é inerente a um campeonato longo como o Brasileiro. "A gente já tinha treinado algumas alternativas, até preocupados com situações que podem ocorrer em uma competição onde contusões e desgastes podem estar sempre acontecendo. Nós temos três alternativas para poder fazer esse jogo. Uma que a gente já usa constantemente e outras duas alternativas que nós sempre preparamos para possível mudanças em função de desgaste, sequência de jogos, contusões, então a gente vai estar definindo isso", contou. 

Ficha do jogo:

Náutico - Alex Alves; Hereda, Camutanga (Carlão), Wagner Leonardo e Bryan; Rhaldney, Djavan (Matheus Trindade) e Jean Carlos; Giovanny, Kieza (Paiva) e Vinícius. Hélio dos Anjos. 

Operário - Simão; Alex Silva, Reniê, Rodolfo Filemon e Djalma Silva; Rafael Chorão, Marcelo (Leandro Vilela) e Tomas Bastos; Jean Carlo, Paulo Sérgio e Felipe Garcia. Técnico: Matheus Costa. 

Local: Estádio dos Aflitos, Recife-PE. 

Horário: 19h

Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Junior (SE)

Assistentes: Rodrigo Guimarães Pereira e Renner Lisboa dos Santos (ambos SE). 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor