MATEMÁTICA

Náutico apresenta grandes chances de acesso e título na Série B; veja os números

A matemática está a favor do líder da Segundona

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 04/08/2021 às 21:22 | Atualizado em 06/08/2021 às 0:00
Notícia
X

O Náutico levou 14 rodadas para sofrer a primeira derrota na Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, a campanha que faz até essa altura da competição é animadora e já tem alvirrubro sonhando com a possibilidade de mais um título nacional. Mas em contrapartida, os mais cauteloso dizem que é cedo para falar disso e que a prioridade é o acesso, o que também tem se desenhado como uma realidade um pouco mais a cada rodada. Com 30 pontos e no primeiro lugar, o alvirrubro tem o Coritiba na sua cola, que é o segundo colocado, com 29 pontos. As duas equipes apresentam, numericamente, as maiores chances de erguer a taça no final do ano. 

A campanha do Timbu conta com oito vitórias, seis empates e apenas uma derrota. A invencibilidade, que foi quebrada apenas na última sexta-feira (30), justamente diante do Coxa, estabeleceu um novo recorde de maior sequência invicta da Série B, o que antes pertencia à campanha do Corinthians, em 2008. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de o Náutico alcançar a sua prioridade nesta Série B, que é o acesso, são de 67,2%. O alvirrubro, inclusive, apresenta o maior percentual nesse quesito. 

O vice-líder Coritiba tem, naturalmente, a segunda maior porcentagem de chances de acesso, com 65,4%. Completam o G4 possível neste momento, o Goiás, com 42,4% e o Avaí, com 8,4%. 

De fato ainda é cedo para pensar em título, afina o campeonato ainda se aproxima da metade, mas para quem já se permite sonhar com isso, os números também estão a favor. Ainda de acordo com a UFMG, esta é outra estatística liderada pelo Náutico. Entre as equipes com maiores chances de ser a campeã da Série B, o alvirrubro aparece em primeiro lugar com 24,3% de chances, seguido pelo Coritiba com 24,1%, Goiás com 10,4% e Avaí com 8,4%.

Vale ressaltar que os números, tanto relacionados às chances de acesso quanto de título, são baseados nas campanhas do times até este momento da competição.  

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor