cenário

Veja como fica a situação da partida da Seleção Brasileira na Arena Pernambuco após suspensão do jogo contra a Argentina

Partida está marcada para a próxima quinta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Haim Ferreira

Publicado em 05/09/2021 às 20:20 | Atualizado em 06/09/2021 às 19:15
Notícia
X

Atualizada em 6/9, às 11h30

Da Redação, com Estadão Conteúdo

Apesar de toda confusão envolvendo a suspensão da partida entre Brasil e Argentina na tarde deste domingo (5), a partida contra o Peru na Arena Pernambuco está confirmada. O duelo acontece na quinta-feira (9), às 21h30, pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2022 no Catar.

O cenário só mudaria caso a FIFA e a Conmebol remarcassem a partida contra os hermanos ainda para esta semana, o que não deve ocorrer. A Fifa se pronunciou nesta segunda-feira (6) e ainda está analisando o caso. O mais provável é determinar um vencedor. A previsão da chegada da seleção brasileira ao Recife é nesta terça-feira (7) à noite. 

A seleção argentina partiu na noite do domingo (05) para Buenos Aires com quatro deportados do aeroporto internacional de São Paulo, após a autoridade sanitária interromper o jogo em que enfrentaria o Brasil pelas Eliminatórias Sul-Americanas.

Após violação sanitária de jogadores, Brasil x Argentina é suspenso pela Conmebol; entenda próximos passos

Saiba quem são os quatro argentinos responsáveis pela suspensão do jogo entre Brasil x Argentina

"Extrapolou". Veja o que disse o presidente interino da CBF sobre infrações sanitárias em Brasil x Argentina

A seleção brasileira irá enfrentar o Peru, no próximo dia 9, na Arena de Pernambuco, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo Catar, sem a presença de nenhum tipo de público. Independente, se pagante ou convidado. Foi o que garantiu a secretaria executiva de Desenvolvimento de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, na semana passada em entrevista coletiva

O Brasil lidera o grupo Sul-Americano das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar com 22 pontos. São seis de diferença para a Argentina, segunda colocada. Até o momento, o time comandado pelo técnico Tite tem sete vitórias e um empate.

REGULAMENTO

A suspensão do jogo entre Brasil e Argentina poderá gerar diversas consequências. No entanto, o regulamento da Fifa é vago e reafirma que caberá à entidade decidir o que fazer, permitindo interpretações variadas sobre os próximos passos que definirão a retomada do jogo ou punições às seleções envolvidas.

No regulamento geral, que dá conta da organização das Eliminatórias e da Copa do Mundo, o item 5 do capítulo "Disposições gerais" prevê situações de abandono da competição por seleções, além de partidas não jogadas ou abandonadas. No caso, o jogo da seleção brasileira se enquadra no item de partidas abandonadas.

Sobre o tema, o regulamento versa que pode haver punições às associações pelo Comitê Disciplinar da entidade máxima do futebol. Há um porém, em que se especifica a possibilidade de reconhecimento de "motivo de força maior". Nesse cenário, também cabe à Fifa o entendimento sobre o que é um motivo de força maior e sobre a possibilidade de determinar que a partida seja jogada novamente, por exemplo.

Caso a Fifa se movimente nesse sentido, é de responsabilidade da entidade solucionar o problema, "decidindo a seu exclusivo critério e tomar as medidas necessárias". Se reiniciado, o jogo deverá retomar toda a sua conjuntura do momento da interrupção, incluindo atletas em campo e no banco de reservas, minutos jogados e punições eventualmente já recebidas. Assim, entende-se que os jogadores impedidos de atuar poderiam ser substituídos, mas sem reposição no banco de reservas.

Na sequência, o texto explica que a seleção que se retira do campo ou que é considerada responsável pelo abandono da partida pode receber sanção pecuniária. Isso abrange reembolsos, pagamento de despesas ou indenizações, além de perder o direito de receber quantias da Fifa ou reivindicá-las. Por fim, consta no regulamento que quaisquer matérias não previstas no texto serão analisadas pela Fifa.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor