Conselho Técnico da CBF define retorno de público em jogos da Série B; saiba mais
Permissão é válida a partir da próxima rodada da competição
A partir da próxima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro (25ª), os jogos poderão acontecer com público nos estádios. Nesta sexta-feira (20), o Conselho Técnico da CBF, realizado com a presença dos 20 clubes que disputam a Segundona, definiu o retorno dos torcedores. Entretanto, a decisão vale apenas para cidades com decretos que permitem os torcedores nos estádios. Durante o Conselho Técnico, 14 times votaram a favor da volta e seis foram contra.
>> Governador do Amazonas confirma público em Brasil x Uruguai pelas Eliminatórias
>> STJD volta atrás e Flamengo não terá mais público nos jogos da Série A; entenda
>> Clubes acatam proposta do Sport em reunião sobre volta de público aos estádios; saiba mais
Em Pernambuco, ainda não há a liberação para nenhum município realizar jogos de futebol profissional com público. Único representante pernambucano na Segunda Divisão, o Náutico enfrentará o Londrina na 25ª rodada, em partida que será realizada no estádio dos Aflitos, no Recife, na terça-feira (21), às 21h30. Como a capital pernambucana ainda não tem a liberação, o jogo deve ocorrer, mais uma vez, sem a presença dos torcedores do Timbu nas arquibancadas.
Nas cidades onde há permissão, a capacidade dos estádios será reduzida e, naturalmente, precisará cumprir as regras sanitárias de prevenção à transmissão do novo coronavírus, causador da covid-19.
Governo de Pernambuco e os jogos com público
Já há algum tempo que se fala de planejamento e preparo de protocolos para que os jogos de futebol possam ter a torcida em campo novamente, mas até o momento os torcedores vivem apenas a expectativa de poder ver a bola rolar pessoalmente outra vez. Mas e quanto ao prazo?
Em entrevista ao repórter Antonio Gabriel, da Rádio Jornal, na semana passada, Ana Paula Vilaça, secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco esclareceu que o governo está realizando eventos teste durante o mês de setembro e avaliando como a pandemia vai se comportar.
É importante destacar que o avanço da vacinação é fator determinante para que os portões voltem a ser abertos. Nos eventos testes que serão realizados pelo governo, por exemplo, será exigido que 80% dos ingressos seja destinado às pessoas que já completaram o esquema vacinal, ou seja, tomaram as duas doses. Os 20% restantes, serão destinados a quem tomou uma dose, mas apresentou teste negativo para a covid-19. Esse procedimento deve ser replicado no futebol, quando houver a retomada do público.