Muito além do Santa Cruz: veja outros clubes tradicionais da Série D
De volta à quarta divisão, a Cobra Coral terá o mesmo desafio que outros times tradicionais do futebol brasileiro
Com a queda para a Série D confirmada no último sábado, o Santa Cruz reedita a pior fase de sua história na divisão mais baixa do Campeonato Brasileiro - onde esteve entre os anos de 2009 e 2011.
- Rebaixado, Santa Cruz perde para o Tombense e amarga a lanterna da Série C
- Veja os gols da derrota do Santa Cruz para o Tombense pela Série C do Campeonato Brasileiro
- "Amor sem divisões": Maestro Forró se declara ao Santa Cruz após mais um rebaixamento
- De olho no Nordestão: Roberto Fernandes deve permanecer no Santa Cruz
- Vira-casaca? Destaques do Santa Cruz entram no radar do Náutico; Confira
- Veja a classificação atualizada da Série C e a posição do Santa Cruz na tabela
De volta à quarta divisão, a Cobra Coral terá o mesmo desafio que outros times tradicionais do futebol brasileiro têm enfrentado. Alguns já são figurinhas conhecidas na Série D, enquanto um estreante tentará a sorte na divisão pela primeira vez.
Confira os clubes:
Brasiliense - Finalista da Copa do Brasil 2002 e integrante da Série A até 2005, o Jacaré tenta sair do atoleiro da quarta divisão desde 2014, ficando sem disputar nenhuma série de 2015 a 2017. Ininterruptamente, está na Série D desde 2018, tendo sido eliminado neste ano para a Ferroviária-SP em jogo da segunda fase, ocorrido no sábado passado.
Paraná - em situação semelhante ao Santa Cruz, a equipe chega como rebaixada da Série C 2021. A diferença é que para o torcedor paranista essa será a primeira vez em sua história que terá a quarta divisão para assistir. O drama é maior por ser a terceira queda em quatro anos. Campeão da Série B 1992, o time se manteve consecutivamente na primeira divisão entre 1993 e 2007, com participações na Libertadores, Copa Conmebol e e Copa Sul-Americana.
Portuguesa - se no começo da última década o apelido era de "Barcelusa" após o título da série B 2011, os dias de hoje são pouco promissores. Vice-campeã brasileiro da primeirona em 1996, a Portuguesa sofre com a série D desde 2017, chegando a estar sem divisão de 2018 a 2020. Neste ano, foi eliminada nos pênaltis em confronto diante do Caxias.
Santo André - campeão da Copa do Brasil 2004 e ex-integrante da Série A, o Santo André deu as caras na Série D 2021 após oito anos sem participar de divisões nacionais. Nos pênaltis, viu a classificação ir por água abaixo ao perder para o Esportivo-RS nesse fim de semana.