Blog do Torcedor - Tudo sobre o futebol em Pernambuco, do Nordeste, Brasil e do mundo
Torcedor

As notícias de Náutico, Santa Cruz e Sport, além do futebol nacional e internacional. Com análise, interatividade e opinião

ARENA DA AMAZÔNIA

Com direito até a "olé", Brasil encanta e goleia Uruguai pelas Eliminatórias

Os gols foram de Neymar, Raphinha (duas vezes) e Gabigol. Suárez, de falta fez o de honra da Celeste

Marcos Leandro
Marcos Leandro
Publicado em 14/10/2021 às 23:28
Notícia
NELSON ALMEIDA / AFP
Neymar comemora com Paquetá o gol marcado contra o Uruguai - FOTO: NELSON ALMEIDA / AFP
Leitura:

Da Redação, com Agência Brasil e Estadão Conteúdo

Mesmo invicta e na liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, a seleção brasileira vinha sendo muito cobrada para apresentar um futebol mais vistoso, bonito. E foi exatamente o que teve de sobra nesta quinta-feira (14), na Arena da Amazônia, em Manaus. 

Neymar marca gol para o Brasil sobre o Uruguai, comemora com dancinha e não "responde" críticas

Nova dupla do Brasil? Raphinha marca dois gols em cima do Uruguai e comemora com Neymar

Jogando muito bem e empolgando o torcedor, que chegou a gritar "olé", o Brasil venceu o Uruguai por 4x1 pela 12ª rodada da competição. Os gols foram de Neymar, Raphinha (duas vezes) e Gabigol. Suárez, de falta fez o de honra da Celeste. 

Com o resultado, a seleção brasileira chegou aos 31 pontos na classificação e está virtualmente garantida no Mundial de 2022. A segunda colocação é da Argentina, que fez 1x0 no Peru e chegou aos 25. Equador, com 17, e Colômbia (16), fecham o G-4. O Uruguai caiu para a quinta colocação, com 16, condição que lhe garante na repescagem.

Romário abre o jogo sobre Gabigol na seleção brasileira; confira

QUAL FOI O PÚBLICO DE BRASIL X URUGUAI?

Não apenas o resultado foi importante, mas a forma como ele foi alcançado vale ser destacado. A equipe comandada pelo técnico Tite foi muito superior, sendo empurrada por 12.528 mil torcedores que acompanharam o confronto ao vivo.

AFP
Comemoração de Neymar e Raphinha nos gols do Brasil em cima do Uruguai - AFP

NEYMAR E RAPHINHA DESEQUiLIBRAM

Fazia um bom tempo que a seleção brasileira não jogava tão bem. Calejado com as críticas ao pobre futebol apresentado na vitória sobre a Venezuela e no empate com a Colômbia, Tite resolveu apostar em Raphinha como titular no ataque, ao lado de Neymar e Gabriel Jesus.

Neymar diz que Copa do Mundo de 2022 pode ser a última da sua carreira; veja vídeo

Em seu primeiro jogo como titular com a camisa da seleção brasileira, em sua segunda convocação, o atacante do Leeds United, do Campeonato Inglês, jogou solto e teve uma noite muito inspirada. Apoiado em seu futebol, o Brasil dominou o Uruguai como se a tradicional Celeste Olímpica fosse uma equipe qualquer - apesar de ser um conjunto um tanto envelhecido, definitivamente não se trata de um time ruim.

AFP
Raphinha recebeu a primeira chance como titular do Brasil diante do Uruguai - AFP

O camisa 10 da seleção brasileira mostrou desde os primeiros minutos que queria jogo. E, logo aos 2, criou sua primeira chance com um chute forte, que parou em defesa de Muslera.

Porém, aos 9 minutos o goleiro uruguaio não conseguiu fazer nada, quando Fred lançou Neymar, que, dentro da área, dominou no peito e se livrou de Muslera para finalizar com com liberdade. Com este gol o camisa 10 se tornou o vice-artilheiro da competição com 7 gols (1 a menos que o boliviano Marcelo Moreno).

> Saiba quem é Raphinha, destaque do Leeds United e convocado por Tite para a seleção brasileira

E o Brasil queria mais, e conseguiu aos 17 minutos, quando Neymar chutou, Muslera defendeu parcialmente e Raphinha aproveitou para ampliar.

A equipe comandada por Tite ainda tentou chegar ao terceiro no restante da etapa inicial, mas ele só veio aos 12 minutos do segundo tempo. E o gol foi fruto da parceria entre Neymar e Raphinha. Em jogada de velocidade, o camisa 10 enfiou em profundidade para o camisa 19, que avançou e bateu cruzado de esquerda.

Aos 31 minutos o Uruguai ainda conseguiu descontar com um belo gol, em cobrança de falta, do artilheiro Luis Suárez. Mas a noite era mesmo da seleção brasileira, que ampliou aos 37 minutos graças a gol de cabeça de Gabriel Barbosa, que aproveitou lindo lançamento de Neymar para fechar o placar.

QUAL O PRÓXIMO JOGO DO BRASIL?

O Brasil volta a jogar pelas Eliminatórias para a Copa em Novembro, quando enfrenta a Colômbia e a Argentina.

FICHA DO JOGO

BRASIL - Ederson; Emerson, Lucas Veríssimo, Thiago Silva e Alex Sandro; Fabinho (Douglas Luiz), Fred (Edenílson) e Lucas Paquetá (Antony); Raphinha (Everton Ribeiro), Gabriel Jesus (Gabriel Barbosa) e Neymar. Técnico: Tite.

URUGUAI - Muslera; Nández (Cáceres), Coates, Godín e Viña (Piquerez); Valverde, Bentancur, Vecino (Facundo Torres) e De La Cruz (Torreira); Luis Suárez e Cavani.

Técnico: Óscar Tabárez.

GOLS - Neymar, aos 9 e Raphinha, aos 17 minutos do primeiro Tempo; Raphinha, aos 12, Suárez, aos 31 e Gabriel Barbosa, aos 37 do segundo.

ÁRBITRO - Fernando Rapallini (ARG).

CARTÕES AMARELOS - Fabinho (Brasil), Valverde, Cavani e Cáceres (URUGUAI).

Renda - R$ 2.943,725,00.

PÚBLICO - 12.528 torcedores.

LOCAL - Arena DA Amazônia, em Manaus.

AFP
Comemoração de Neymar e Raphinha nos gols do Brasil em cima do Uruguai - FOTO:AFP
AFP
Raphinha recebeu a primeira chance como titular do Brasil diante do Uruguai - FOTO:AFP

Comentários

Últimas notícias