ARENA DE PERNAMBUCO

Chance da redenção! Santa Cruz bota "vida" em jogo nas Eliminatórias da Copa do Nordeste

O Santa Cruz encara o Floresta em partida que pode definir o planejamento do Tricolor para 2022

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 17/10/2021 às 7:30 | Atualizado em 18/10/2021 às 12:52
Notícia
X

Atenção redobrada! O que o Santa Cruz não teve durante toda a temporada, terá que ter nos últimos jogos de 2021: espírito de vencedor. O Tricolor do Arruda encara o Floresta-CE, às 21h da próxima terça-feira (19), em jogo que pode mudar - para melhor - o planejamento do clube para 2022. A partida é válida pelas Eliminatórias da Copa do Nordeste, e conseguir a classificação para a etapa principal é entrar no próximo ano com uma cota milionária garantida. Oportunidade que terá que ser agarrada com unhas e dentes, ou melhor, presas da Cobra Coral. O duelo terá transmissão ao vivo da TV Jornal.

Mesmo com o confronto não sendo no Estádio do Arruda, que precisa passar por reformas estruturais para voltar a receber novos jogos, o Santa Cruz terá a Arena de Pernambuco como palco do confronto. Mas o palco é o fator menos importante para essa partida. O Tricolor irá contar, pela primeira vez na temporada, com o apoio da sua torcida. Se alguma vez em 2021 foi usada a desculpa de que o clube fez más campanhas pela falta do torcedor nas arquibancadas, ela não poderá ser usada na terça-feira. São cerca de 6.900 ingressos disponibilizados para que os Tricolores chegar junto e dar a chance ao Santa Cruz de fazer as pazes com a nação Coral.

>> Santa Cruz amplia vendas, abre novo setor e diminui valor de ingressos para jogo das Eliminatórias da Copa do Nordeste

>> Santa Cruz: preparador físico avalia reforços e mira alta performance diante do Floresta

Agora comandada por Leston Júnior, que retornou ao Santa Cruz após dois anos, a equipe terá que correr atrás do prejuízo financeiro que foi acarretado pela má execução do planejamento da temporada. Desde o fim da Série C, o clube contratou três novas peças. Marcos Martins, que estava no Floresta, retornou ao Tricolor do Arruda para assumir a titularidade da lateral-direita. O zagueiro Maurício, ex-América-PE, e o atacante Mateus Anderson, ex-Mirassol-SP, são as novidades. Com isso, o Santa Cruz chegou aos 44 jogadores contratados em 2021, além do próprio Leston Júnior, que foi o quinto técnico do clube no ano.

Claro que o Santa Cruz também carrega o calvário de campanhas passadas, o que fez o clube cair no ranking da CBF e, consequentemente, depender de uma boa posição no Campeonato Pernambucano para se garantir na Copa do Brasil do próximo ano. O que não aconteceu. A Copa do Nordeste, inclusive, só se tornou possível após mudança de formato, anunciada no final de julho. A situação piorou para a Cobra Coral com o rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro.

>> Fica ou sai? Paredão do Santa Cruz, Jordan confirma propostas de outros clubes

Cotas financeiras de competições, de televisionamento e de patrocinadores, que poderiam ser atraídas com a visibilidade da equipe nas divisões mais altas do Brasileirão, se tornaram algo escasso para o Santa Cruz. Mais do que nunca, a partida desta terça se torna mais que uma final. Mas, em caso de vitória sobre o Floresta, não será a última do ano.

A partida contra o Lobo, que será uma decisão em jogo único, dá o passaporte para encarar o vencedor de Ferroviário-CE x Juazeirense, que também será definido na mesma noite do confronto na Arena de Pernambuco. Após o confronto da próxima etapa das Eliminatórias ser definido, as equipes irão se encarar em jogo de ida e volta. Quem levar a melhor passa, definitivamente, para a fase principal da Copa do Nordeste, assim podendo lucrar com as cotas da competição.

Panorama de Santa Cruz x Floresta-CE

Mesmo com a chegada dos novos reforços, o Santa Cruz entrou no período de preparação para as Eliminatórias da Copa do Nordeste com um elenco enxuto, já que diversas peças acabaram deixando o clube ao fim do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Tricolor conta com 27 atletas entre remanescentes do elenco da Série C, promovidos das categorias de base e novas peças. Leston Júnior também não deve apresentar muitas novidades em sua escalação.

>> Santa Cruz renova com meia até o final de 2022; confira

A grande mudança é Marcos Martins na lateral-direita, enquanto o meio-campista Tarcísio, antes escalado como segundo volante por Roberto Fernandes, irá assumir a função de meia de criação deixada por Jadson, que virou-casaca e agora defende o Náutico. Sendo assim, o time deve entrar em campo com Jordan no gol, Marcos Martins, Breno Calixto, William Alves e Leonan no setor defensivo, Maycon Lucas, Vitinho e Tarcísio pelo meio, enquanto Lelê, Frank e Pipico integram o setor ofensivo da Cobra Coral.

O Floresta segue numa situação parecida. Também perdeu peças após o término da Série C - entre esses, o próprio Marcos Martins - e usou a base para compor o elenco principal. Apesar de ser um time menos entrosado que o do Santa Cruz, os cearenses chegam com uma vitória na bagagem, já que o Lobo precisou eliminar o Treze-PB, vencendo por 3x1, para ter o direito de encarar os Tricolores na Arena de Pernambuco.

O técnico Daniel Rocha, que chegou para substituir Leston Júnior após o Brasileirão, escalou a equipe com o goleiro Douglas Dias; Alisson, Mailson, Fábio Alves e Daniel Pereira como o quarteto defensivo; Jô, Thalison, Renê e Athyrson no meio de campo; Paulo Vyctor e Flávio Torres como dupla de ataque.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor