Sem Copas do Brasil e do Nordeste, veja como será o calendário do Santa Cruz para 2022
O Santa Cruz terá menos jogos no calendário para fazer o torcedor como uma renda constante do clube em 2022
Com escassez de cotas financeiras para 2022, após ficar de fora da Copa do Brasil e não conseguir se classificar para a Copa do Nordeste, o Santa Cruz também poderá sofrer com um calendário carente de jogos na temporada para conseguir arrecadar recursos das arquibancadas do Estádio do Arruda.
Isso porque a Cobra Coral só terá duas competições para disputar no ano, e duas que não agregam muito bem financeiramente para um clube do porte patrimonial do Santa Cruz, que deve trabalhar com um orçamento superior ao de vários outros clubes que irão disputar a Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro. O Tricolor ainda poderá sofrer com a perda do mando de campo em alguns jogos de 2022. Isso porque a CBF ainda não definiu uma pena pela invasão da torcida ao gramado da Arena de Pernambuco na partida diante do Floresta na última terça-feira (19).
Não ter terminado entre os três primeiros no Estadual acabou tirando-o da Copa do Brasil. Já a vaga direta para o Nordestão, só seria possível em caso de título, já que Pernambuco perdeu uma das três vagas que tinha até a temporada passada e o Santa Cruz foi ultrapassado pelo Náutico no Ranking da CBF, perdendo a prioridade da vaga caso o título do Estadual fosse para o Sport.
O primeiro compromisso do Tricolor é o Campeonato Pernambucano. Por não ser da CBF, o Santa Cruz pode trabalhar com a hipótese de ter seu torcedor nas arquibancadas durante todo o torneio. Dedicado a apenas esse torneio, a Cobra Coral tem que ir bem para, ao menos, se garantir na Série D de 2023.
>> Zagueiro do Santa Cruz responde publicação de página de humor: "seus corneteiros do c***"
>> Santa Cruz acerta a contratação do novo executivo de futebol; confira
E aí a preocupação para que isso aconteça pode se esvair no final do primeiro semestre, quando se inicia a Quarta Divisão do Brasileirão. Com um formato mais competitivo que a de 10 anos atrás, última vez que o Santa Cruz esteve na disputa, o Tricolor terá a chance de voltar a disputar a Série C se correr tudo bem com o planejamento da equipe. O clube do Arruda ainda terá um calo pela frente, já que provavelmente receberá puniçao após a invasão da torcida na Arena de Pernambuco. Podendo perder o mando de campo em vários jogos do Brasileirão, o clube se movimenta para que a pena seja a menor possível.
A montagem do elenco também passará pelas mãos do técnico Leston Júnior, contratado após o desligamento de Roberto Fernandes do comando da equipe, ao final da Série C do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a eliminação para o Floresta nas Eliminatórias da Copa do Nordeste, a equipe se mostrou mais eficiente no setor ofensivo, mas pecou defensivamente, cedendo três gols que resultou no empate e derrota nas penalidades.