A AMÉRICA É NOSSA

Com Fortaleza classificado, saiba quais clubes nordestinos já jogaram a Libertadores

No Nordeste, apenas Pernambuco já contou com dois times na maior competição do continente

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 04/12/2021 às 9:51 | Atualizado em 04/12/2021 às 10:11
Notícia
X

O Fortaleza garantiu vaga na Copa Libertadores da América 2022 ao vencer o Juventude por 1 a 0 na Arena Castelão. Com isso, o Tricolor do Pici se torna o quarto clube do Nordeste a chegar à maior competição do continente, que já contou por sete edições com equipes nordestinas. Além de ter sido o primeiro time da região a garantir o acesso via pontos corridos.

Antes do Tricolor, apenas Bahia, Sport e Náutico haviam disputado o torneio, com o detalhe que há mais de dez anos nenhum time da Região participa da Liberta.

A última vez que um time do Nordeste jogou a Libertadores foi em 2009, com o Sport, quando o Leão da Ilha conquistou a vaga por meio da Copa do Brasil, ao ser campeão em 2008. Pelo Brasileirão, o último nordestino na competição foi o Bahia, quando conquistou o título nacional de 1988, há mais de 30 anos, quando a competição tinha outro formato.

Esta foi a segunda participação dos rubro-negros na competição. O clube pernambucano jogou a competição pela primeira vez em 1988, após vencer o Campeonato Brasileiro de 1987. Naquela ocasião, o ponto alto da campanha foi o 5 a 0 aplicado no Alianza Lima, do Peru, na Ilha do Retiro, no dia 16 de agosto.

Outro time de Pernambuco que marcou presença na Liberta foi o Náutico. Os alvirrubros tiveram uma participação, em 1968, por conta do vice-campeão da Taça Brasil de 1967. Primeiro time pernambucano a participar do torneio, o Timbu caiu na fase de grupos ao ser eliminado na chave que tinha Palmeiras, Deportivo Português-VEN e Deportivo Galicia-VEN.

Time nordestino com mais participações

O Bahia é o time nordestino que mais vezes disputou a Libertadores, com três participações. E foi, inclusive, o primeiro representante brasileiro na competição, em 1960 – por ter vencido a Taça Brasil de 1959 -, o Tricolor participou ainda das edições de 1964 – graças ao vice-campeonato da Taça Brasil de 1963 – e 1989 – como Campeão Nacional de 1988.

O Esquadrão é, também, o dono das melhores campanhas nordestinas no torneio, já que chegou às quartas de final em duas ocasiões (60 e 89).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor