QUEDA

Grêmio e Bahia estão rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro

Os dois tricolores se juntaram a Sport e Chapecoense no grupo dos quatro que foram rebaixados para a Segunda Divisão

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Carolina Fonsêca

Publicado em 09/12/2021 às 23:35 | Atualizado em 10/12/2021 às 1:13
Notícia
X

Não deu para Grêmio e Bahia. Na noite desta quinta-feira (9), tricolores gaúchos e baianos tiveram o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro confirmado. Pela última rodada da Série A, o Grêmio recebeu o Atlético-MG, na Arena do Grêmio, e até venceu o jogo - por 4x3 -, mas não foi o suficiente para escapar da degola. Na Arena Castelão, em Fortaleza, o Bahia quase conseguiu o resultado que garantia a permanência, mas aos 33 minutos do segundo tempo tudo mudou e o Esquadrão acabou carimbando o passaporte para a Segunda Divisão ao perder por 2x1 para os cearenses. 

>> Veja os times que vão jogar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2022

>> Relembre declaração de Diego Souza sobre nunca ter sido rebaixado no Brasileirão Série A

Este foi o terceiro rebaixamento da história do Grêmio, que caiu pela primeira vez em 1991 e a segunda vez em 2004. As derrotas de Bahia e Juventude, que eram necessárias para livrar a equipe gremista do rebaixamento, não ocorreram.

A zona de rebaixamento terminou com o Grêmio em 17º lugar, com 43 pontos, o Bahia em 18º, com 43 pontos, o Sport em 19º, com 38 pontos e a Chapecoense 20º e último lugar, com apenas 16 pontos somados em 38 rodadas do Brasileirão.

>> Vai ou fica? Após grande temporada com o Fortaleza, Vojvoda esboça seu futuro; confira

>> Despedida? Hernanes presenteia funcionários do Sport com vinhos da sua vinícola

O Brasileirão chegou à última rodada com várias decisões em aberto. Por exemplo, brigavam contra o rebaixamento Cuiabá, Bahia, Juventude e Grêmio. O Esquadrão iniciou a rodada sendo o primeiro time fora da zona e assim permanecia, pelo menos enquanto empatava em 1x1 com o Fortaleza, somando 44 pontos até então. Mas aos 33 minutos, Yago Pikachu fez o gol da virada, mudou o placar para 2x1 e os baianos escorregaram rumo à Segundona. 

Das equipes que estavam na fuga do rebaixamento, o Cuiabá teve a noite mais tranquila. Enfrentando o Santos na Vila Belmiro, ficou no empate por 1x1. Enquanto o Peixe teve a vaga confirmada na Copa Sul-Americana, o Cuiabá assegurou a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.

Já o Juventude venceu o Corinthians por 1x0, em Caxias do Sul, e, com a ajuda da vitória do Fortaleza sobre o Bahia, o time gaúcho conseguiu escapar do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Do outro lado, o time paulista perdeu a quarta colocação no torneio para o tricolor cearense e, assim, receberá R$ 1,6 milhão a menos como premiação pelo seu desempenho após 38 rodadas.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor