ILHA DO RETIRO

Opinião: O desafio de Gustavo Florentín à frente do Sport

Depois implantar um futebol competitivo na reta final do Brasileirão, técnico vai encarar a missão de montar o Leão para 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Cavalcante

Publicado em 13/12/2021 às 18:08
Notícia
X

A péssima campanha do Sport na Série A do Campeonato Brasileiro trouxe algo, no mínimo curioso, nos últimos jogos da competição. Mesmo em situação complicada na tabela, onde só um milagre salvaria, o limitado elenco não se entregou. Jogou até a última partida com uma disposição incrível, de time que estaria no meio da tabela. A quem se deveu essa postura? Credito ao técnico Gustavo Florentín. O treinador terminou a temporada em alta, mesmo não conseguindo o seu objetivo. Agora, ele tem um novo desafio: montar o elenco do Sport para temporada 2022 num cenário de caos financeiro. 

Há de se destacar a virada de chave do Sport sob o seu comando.  Quando chegou, Florentín armou o Leão com esquemas digno de treinador que não sabia nem onde estava. Ao optar pelo simples, o time embalou. Especialmente depois das saídas de André e Thiago Neves. O Sport ganhou mais fluidez ofensiva. Florentín conseguiu dar cara à equipe. A vitória sobre o Grêmio, fora de casa, encheu o elenco de confiança. E o Sport deu sinal de que sobreviveria. Mas a situação já estava ruim. Na tabela de classificação, o time estava na base do "couro e osso". Não havia margem de erro. 

Com o contrato renovado, Gustavo Florentín terá a possibilidade de comandar treinos com mais espaço de tempo, conhecer o elenco com mais calma. Mas como será a montagem do elenco? E os critérios de contratações? O trabalho de início de temporada requer planejamento,  diferente o de reta final, que pede mais transpiração. O Sport caiu para Série B com os cofres vazios. Então, além de ter que conhecer o mercado brasileiro, o treinador vai ter que saber bem direitinho balancear a relação custo benefícios. 

E certamente vai explorar as divisões de base do clube. Nesse caso, o treinador soube trabalhar muito bem a garotada durante o Brasileirão. Eles não sentiram o peso da responsabilidade de jogar pelo Sport numa situação adversa na competição nacional. Aliás, Mikael e Gustavo cresceram muito quando Florentín definiu um esquema. Mas o treinador, em entrevista concedida ao repórter Antônio Gabriel, já revelou que dificilmente contará com a dupla, já que a diretoria pretende negociá-los para encher os cofres. 

A missão de Gustavo Florentín é levar o Sport de volta à Série A. Mas isso passar pela conquista do título estadual e/ou Copa do Nordeste, e um bom papel na Copa do Brasil. Ou seja, o Leão precisa começar forte a temporada. O tempo é curto, a grana também. Dá para acreditar numa nova retomada?

O tempo dirá. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor