Seguindo os passos do Cruzeiro: mais um clube brasileiro aprova lei da SAF para se tornar empresa
O Cruzeiro foi o primeiro time brasileiro comprado após a aprovação da lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF)
O Coritiba revelou, nesta quinta-feira (23), que os sócios aprovaram o clube fazer parte da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e se tornar uma empresa, como aconteceu com a compra do Cruzeiro por parte de Ronaldo. O resultado veio através da Assembleia Geral Extraordinária, que teve 95,47% de aprovação (foram registrados 3.902 votos a favor, 185 contra, 5 branco e 7 nulo). Após resolver os trâmites burocráticos, o Coritiba acredita que a lei da SAF traz os seguintes benefícios:
- Aos mecanismos seguros e eficientes para o enfrentamento da dívida histórica do clube;
- Aos melhores modelos de governança e perenidade para a gestão;
- E à captação de recurso no curto, médio e longo prazo.
> Dono do Cruzeiro, o que aconteceu com time da Espanha depois que Ronaldo comprou o clube
''Com o resultado o Conselho Administrativo do Coritiba Foot Ball Club agradece a participação e confiança do sócio-torcedor neste momento tão importante na história do Clube, demonstrando o entendimento pelo qual passa o Coritiba e quais são as decisões necessárias para sua modernização e reestruturação'', diz trecho da nota publicada pelo Coritiba no próprio site sobre a SAF.
Tradição e futuro
Ainda no texto oficial, o Coritiba afirmou que o símbolo, emblemas, cores, camisas e outros elementos associados a tradição do clube não serão alterados pela lei da SAF, mesmo com a mudança que segue os novos modelos de gestão no futebol brasileiro. O próprio clube prometeu que, em breve, vai anunciar os próximos passos relativos a implementação da SAF.
Veja a nota oficial divulgada pelo Coritiba:
Em assembleia realizada nessa quinta-feira (23) o associado coxa-branca, apto a votar, autorizou com 95,47% de aprovação o Conselho Administrativo do Coritiba Foot Ball Club a constituir a Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
> Após Cruzeiro, outro gigante brasileiro também está perto de ser comprado; saiba qual
> Clube que Ronaldo comprou na Espanha aumentou faturamento em 200%; veja valores
> Além do Cruzeiro: cinco times estudam virar clube-empresa; saiba quais são e o que muda
O Clube alviverde irá, agora, iniciar os trâmites burocráticos para a constituição desta nova empresa. O resultado da Assembleia Geral Extraordinária de sócios foi fundamental para que o Coritiba possa estar preparado para os benefícios que a Lei da SAF trazem, principalmente em relação:
- Aos mecanismos seguros e eficientes para o enfrentamento da dívida histórica do clube;
- Aos melhores modelos de governança e perenidade para a gestão;
- E à captação de recurso no curto, médio e longo prazo.
Importante relembrar ao sócio-torcedor coxa-branca que a aprovação da SAF assegura a manutenção da história e imagem do Coritiba Foot Ball Club, garantindo que o clube continue sendo o guardião de questões como símbolo, emblemas, cores, camisas e demais elementos indissociáveis de sua tradição, ao passo que toda e qualquer mudança neste sentido apenas poderá ocorrer com o aval do Clube enquanto associação.
A partir das definições, juntamente às estruturas estatutárias internas do Clube e prezando pela transparência na relação com o seu torcedor e com o mercado, o Coritiba no momento oportuno irá anunciar os próximos passos relativos à implementação da SAF.
Com o resultado o Conselho Administrativo do Coritiba Foot Ball Club agradece a participação e confiança do sócio-torcedor neste momento tão importante na história do Clube, demonstrando o entendimento pelo qual passa o Coritiba e quais são as decisões necessárias para sua modernização e reestruturação.