Blog do Torcedor - Tudo de Brasileirão, futebol internacional, Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes
Torcedor

Notícias do Brasileirão; de Náutico, Santa Cruz e Sport; e futebol internacional. Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes com análise, interatividade e opinião

COPA DO NORDESTE

Copa do Nordeste 2022: como Sport e Náutico chegam para o regional?

Náutico e Sport são as duas equipes pernambucanas na Copa do Nordeste 2022

Vinícius Veloso
Vinícius Veloso
Publicado em 21/01/2022 às 7:35 | Atualizado em 03/02/2022 às 15:50
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
VANTAGEM Náutico e Sport irão jogar pelo empate na primeira fase - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

Segundo estado com mais títulos (três do Sport e um do Santa Cruz), Pernambuco chega à Copa do Nordeste 2022 na condição de coadjuvante.

Com apenas duas equipes na fase de grupos - Sport e Náutico - o estado busca surpreender os favoritos Fortaleza, Ceará e Bahia no regional.

Um cenário bem discreto para quem já rivalizou com a Bahia a condição de protagonista. Brigar pelo título do Nordestão deixou de ser certeza para virar sonho.

O melhor exemplo dessa mudança de realidade é o ano passado, quando nenhuma equipe de Pernambuco avançou para a segunda fase - Santa Cruz, Sport e Salgueiro caíram ainda na etapa de grupos.

Neste ano, o Tricolor já "morreu" na fase preliminar e está fora. 

>> Copa do Nordeste: confira os jogos que serão transmitidos pela TV Jornal/SBT

NÁUTICO

Para mudar essa imagem de coadjuvante, Náutico aposta na continuidade. Atual campeão estadual, o Timbu irá disputar a competição pela 14ª vez e busca o seu primeiro título estadual.

O clube apostou na manutenção do técnico Hélio dos Anjos e de jogadores como Kieza e Jean Carlos.

A ideia é tentar aproveitar a força do entrosamento para largar na frente contra equipes que ainda estão se remodelando.

A equipe dos Aflitos chega para a Copa do Nordeste 2022 após um início de temporada 2021 avassalador.

Na temporada passada, o Náutico conquistou o título estadual e ficou 14 rodadas invicto na Série B, sendo líder por uma parte da competição.

Após um início dos sonhos, os comandados de Hélio dos Anjos não conseguiram manter a mesma pegada, que acabou culminando com a saída do técnico, que retornou após um mês.

No fim da competição, a equipe alvirrubra até chegou a sonhar com o acesso, mas não foi possível. O Náutico finalizou a Série B do Campeonato Brasileiro na 8ª colocação.

"O clima é de total otimismo. A gente viu o Náutico render na Série B no ano passado e imaginava o quanto o time poderia render na Copa do Nordeste", avalia Igor Moura, repórter do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal.

"Agora a gente imagina que o Náutico possa ser mais competitivo junto com Sport, Bahia e os alagoanos. Só acho que falta um pouco de peças ofensivas ao elenco, mas a competitividade continua".

Em busca do seu primeiro título na competição, o Timbu retorna ao Nordestão após não participar da competição em 2021. A melhor campanha da equipe foi em 2001 e 2019, quando chegou à semifinal.

SPORT

Sem sombra de dúvidas, a temporada 2021 do Sport Club do Recife é para ser esquecida pelos torcedores e dirigentes, tanto fora, quanto dentro de campo.

Em 2021, o Leão teve cinco presidentes distintos e duas eleições cheias de polêmicas que afetaram diretamente o ano da equipe. Tanta confusão atrapalhou o futebol dentro das quatro linhas.

A equipe não só não ganhou nada no ano passado, como ainda foi rebaixada.

Ainda assim, o Leão, assim como o rival Náutico, aposta na continuidade. Além de manter o técnico Gustavo Florentín, aposta na continuidade dos pratas da casa Mikael e Gustavo.

A dupla se tornou fundamental após a chegada de Florentín. Sob o comando do paraguaio, a equipe rubro-negra até chegou a ter bom desempenho em alguns jogos do campeonato, porém não foi o suficiente para escapar do rebaixamento.

"Acho que o Sport vai com mínimo de organização, coisa que não aconteceu na última Copa do Nordeste", analisou João Victor Amorim, também do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal.

"Mas agora começa com presidente, o técnico com certo tempo de trabalho, que conhece o elenco. Então acredito que o Leão começa melhor do que o ano anterior. Vamos ver no campo".

Esta será a 15ª participação da equipe na Copa do Nordeste. O Rubro-negro da Ilha do Retiro já venceu na primeira edição em 1994, em 2000 de forma invicta e em 2014.

Bahia busca defender o título

O atual campeão Bahia e o estreante Atlético de Alagoinhas são os representantes do estado na Copa do Nordeste 2022.

Aparecendo no Nordestão pela primeira vez, o Atlético, que é o atual campeão baiano, vem de uma boa temporada, levando em consideração a "conquista" de um calendário cheio para 2022. O Carcará irá disputar o Baiano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série D.

Apesar de um fim de temporada melancólico, o Bahia vem defender seu título de campeão. A equipe só ficou de fora do torneio uma única vez. O Esquadrão utilizou sua equipe B no estadual e foi eliminado na semifinal da competição.

Já no Nordestão, o Tricolor Baiano ficou em 2º lugar na fase de grupos e no mata-mata da competição avançou até a final, fazendo uma disputa épica contra o Ceará.

Os comandados do técnico Guto Ferreira chegam em 2022 em busca do penta, o que os isolaria como maiores campeões da competição.

SERGIPE

O Sergipe é o representante do estado que leva seu próprio nome. A equipe conseguiu a classificação após conquistar o 36º título estadual em 2021.Esta será a 12ª vez que o Sergipe participará da Copa do Nordeste. A melhor campanha do Gipão foi em 2000, quando chegou às semifinais. Outros estados com apenas um participante são o Rio Grande do Norte e o Piauí, com Globo e Altos.

Copa do Nordeste 2022: como chegam Fortaleza e Ceará para o regional

Estado é um dos dois representantes com três times na competição

Copa do Nordeste 2022: como chegam Fortaleza e Ceará para o regional

A Copa do Nordeste 2022 inicia neste sábado (22), e o Ceará promete chegar forte para a competição. Além de ter os únicos representantes que estão na Série A do Brasileiro, Ceará e Fortaleza, o estado se dá ao luxo de ter duas equipes que estão classificadas para competições internacionais. O Leão do Pici vai jogar a Copa Libertadores pela primeira vez em sua história, enquanto o Vozão vai disputar a Copa Sul-Americana. Definitivamente, os cearenses são os times a serem batidos na Copa dos Clássicos.

>> Copa do Nordeste 2022: siga as notícias em tempo real da Copa dos Clássicos

Mas o bom desempenho não se limita a dupla. O processo de estruturação e profissionalização do futebol do Ceará vem trazendo reflexo para outros times. Tanto é que vemos três times do estado Nordestão (apenas Ceará e Paraíba tem três participantes no Nordestão). Além de alvinegros e tricolores, o Floresta também está no regional.

Lembrando que o torcedor acompanha todas as emoções da Copa do Nordeste na TV Jornal, em Pernambuco, e nas afiliadas do SBT no Nordeste.

>> Copa do Nordeste: confira os jogos que serão transmitidos pela TV Jornal/SBT

Confira como chegam os cearenses na Copa do Nordeste: 

Fortaleza

O Fortaleza Esporte Clube encerrou a temporada de 2021 como a melhor da sua história em 103 anos de instituição. Além da vaga inédita para a Copa Libertadores, o Tricolor de Aço fechou com chave de ouro no G-4 do Brasileirão, sendo o melhor nordestino na Era dos pontos corridos. Além dos tabus quebrados no campeonato nacional, há de se destacar o tricampeonato cearense invicto e do terceiro lugar na Copa do Brasil.

Com a chegada do argentino Juan Pablo Vojvoda, o Leão do Pici mudou da água para o vinho e em 2022 projeta voos mais altos. Essa será a 13ª participação do Fortaleza na Copa do Nordeste, a equipe foi campeã em 2019 e chega para a atual edição como franco favorito ao título. Para isso, aposta alto em contratações como Silvio Romero, que veio do Independiente, da Argentina.

Ceará

O Ceará terá no próximo ano, assim como ocorreu em 2021, um calendário repleto de competições: Copa Sul-Americana, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Campeonato Cearense e Série A do Campeonato Brasileiro. Conciliar isso será o desafio para o Vozão.

Desde a volta do Nordestão ao calendário do futebol brasileiro, em 2013, o Alvinegro é um dos times que mais obtiveram sucesso na competição. Foram quatro aparições na final, vencendo duas vezes de forma invicta. Além de firmar um recorde de 23 jogos sem perder no torneio. Esta será a 17ª participação do Ceará na competição. A equipe entra como favorita e mira o 3º título do torneio regional. A principal aposta é o meia-atacante Vina, um dos destaques da equipe.

Floresta

Mais um estreante na principal competição regional do Brasil! O Floresta chega a Copa do Nordeste 2022, que promete pegar fogo. Em 2021, o Verdão conseguiu assegurar a permanência na Série C e de forma histórica a classificação para o Nordestão.

Não faltou emoção para a torcida do Floresta quando falamos da classificação para a Copa do Nordeste. A equipe entrou na primeira fase da Pré-Copa e fez os três jogos como visitante e proporcionou embates eletrizantes. No primeiro jogo a equipe visitou o Treze e venceu pelo placar de 3x1. Agora começa a emoção! Na segunda fase visitou o Santa Cruz, após ficar atrás do placar três vezes, o Floresta, de forma heróica levou a decisão para os pênaltis e avançou mais uma vez. Para firmar a classificação inédita, a equipe enfrentou o Ferroviário, seu conterrâneo. Os times empataram em 1x1 no tempo normal e decidiram a vaga nas cobranças de pênaltis. O Verdão levou a melhor por 4x3 com show do goleiro Douglas na Arena Castelão.

Comentários

Últimas notícias