Nesta segunda-feira (17), a Fifa elege o melhor jogador do mundo da temporada 2020/21 através do seu prêmio The Best.
> Fifa The Best: relembre os últimos vencedores da premiação entregue nesta segunda-feira (17)
> FIFA The Best: onde assistir ao vivo, horários e concorrentes ao prêmio de melhor jogador do mundo
A cerimônia que aconteceu remotamente em sua última edição devido à pandemia de covid-19, terá palco na sede da Fifa, em Zurique, e colocará três dos maiores atacantes do mundo na disputa. Lionel Messi, do PSG, Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e Mohamed Salah são os finalistas, mas apenas um deles irá levar o belo troféu para casa.
Pensando nisso, a equipe do Blog do Torcedor fez um recorte do que foi a temporada passada de cada um dos três finalistas.
MESSI
Vencedor da Bola de Ouro, prêmio da France Football, que nunca divergiu do novo prêmio da Fifa, o argentino é o grande favorito a repetir o feito e conquistar o The Best, prêmio existente desde 2016 e que Messi só ganhou em uma única oportunidade, em 2019, ao bater o zagueiro Virgil van Dijk, do Liverpool e o seu rival Cristiano Ronaldo, à época na Juventus.
Embora o Barcelona tenha feito uma de suas piores temporadas na história recente, Messi obteve números expressivos e ainda ajudou o clube a conquistar o título da Copa do Rei, batendo o Athletic Bilbao na final.
Além disso, Messi foi artilheiro e líder de assistências na Copa América, tirando a Argentina de um jejum de 28 anos sem título ao bater o Brasil na final em pleno Maracanã. Se o desempenho na competição pesou para a France Football, deve pesar ainda mais para a Fifa.
CONFIRA OS NÚMEROS
JOGOS: 61
GOLS: 44
ASSISTÊNCIAS: 23
TÍTULOS: 2
- FIFA The Best: veja a lista dos últimos ganhadores do prêmio de melhor técnico
- Real Madrid: Marcelo iguala recorde impressionante no clube espanhol; confira
- Copinha: veja os resultados dos jogos de hoje, segunda-feira (17)
- Substituto de Fábio, Rafael chega ao Cruzeiro de Ronaldo Fenômeno; confira
- Copa do Brasil 2022: veja ao vivo o sorteio dos jogos da primeira fase
- Copinha: Palmeiras vence o Internacional e avança para as quartas de final da Copa São Paulo
LEWANDOWSKI
O polonês é o grande concorrente de Messi e a sua não premiação causou desconforto em vários torcedores pelo mundo. Vencedor do prêmio em 2019/20, superando o próprio Messi e também Cristiano Ronaldo, Lewandowski foi mais uma vez o grande nome do Bayern de Munique na última temporada.
O alemão superou o recorde histórico de Gerd Müller e se tornou o maior artilheiro de uma única edição de Bundesliga, marcando 41 gols em em 29 jogos. Marca que também lhe rendeu a Chuteira de Ouro do jornal francês L'Equipe.
Campeão do Campeonato Alemão, da Supercopa da Alemanha e da Supercopa da Uefa, Lewandowski não pode ajudar o Bayern contra o PSG, nas quartas-de-final da Champions League. Machucado, o camisa 9 não atuou e o clube acabou eliminado.
Pela Polônia, sob o comando de Paulo Sousa, não conseguiu passar sequer da fase de grupos da Euro, embora tenha marcado três gols.
CONFIRA OS NÚMEROS
JOGOS: 56
GOLS: 59
ASSISTÊNCIAS: 18
TÍTULOS: 3
SALAH
O egípcio é o mais improvável de conquistar o prêmio. Embora faça uma brilhante temporada em 2021/22 e seja considerado o melhor jogador do mundo até aqui, em 2020/21 passou longe de ter o mesmo desempenho, o que rendeu duras críticas dos torcedores nas redes sociais, que preferiam nomes como Kanté, Jorginho e Benzema.
Prejudicado por um Liverpool cheio de desfalques, não conquistou nenhum título e nem conseguiu brilhar durante a maior parte da temporada, embora tenha sido importante no crescimento final que salvou o time inglês de ficar de fora da Champions League. Também foi prejudicado por não ter uma competição de seleções para disputar no período, já que a Copa Africana de Nações teve que ser adiada devido à pandemia de covid-19.
Inclusive, é em função desta competição, que está em andamento no momento, que Salah sequer deve comparecer à cerimônia, o que o deixa ainda mais fora da disputa, devendo repetir o feito de 2018, quando ficou em terceiro, sendo superado pela dupla do Real Madrid, Cristiano Ronaldo e Modric, vencedor daquela edição.
CONFIRA OS NÚMEROS:
JOGOS: 59
GOLS: 33
ASSISTÊNCIAS: 10
TÍTULOS: 0