Ainda sujeito à aprovação dos sócios e conselheiros do Vasco, o clube cruzmaltino acertou um acordo com a empresa 777 Partners para a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A negociação, que levou cerca de três meses para ser concluída, propõe o investimento de R$ 700 milhões por 70% da SAF.
A empresa não é nova no mercado da bola. O grupo americano também tem ações em outros dois tradicionais clubes de futebol da Europa e buscam mais clubes para investir e seguir o modelo de negócio do Grupo City e Red Bull.
>> Bruno Nazário: conheça o novo maestro do Vasco para 2022
Em setembro de 2021, o 777 adquiriu de forma integral - comprando 99,9% das ações - o Genoa, da Itália, assumindo o controle do clube da cidade de Gênova. Antes disso, a empresa havia entrado no mercado ao adquirir ações minoritárias do Sevilla, da Espanha.
Segundo a imprensa espanhola, a porcentagem das ações que pertencem ao 777 variam entre 5% a 12%. Mesmo sem participação na gestão do clube, a empresa chegou a protagonizar um conflito com o atual presidente, José Castro. O 777 tentou mudar a diretoria por meio de voto dos acionistas, mas não teve sucesso.
A empresa americana também tem ações sobre a 1190 Sports, empresa responsável por vencer direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para fora do país. Além disso, o 777 também investe na plataforma de streaming Fanatiz, que transmiti campeonatos de futebol para os Estados Unidos.