NOVO MANDATÁRIO

Sport vai para quinto presidente em um ano e meio; confira a lista

Após seis meses de licença do cargo, Leonardo Lopes, presidente eleito do Sport, renunciou de forma definitiva ao cargo

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Neukranz

Publicado em 10/03/2022 às 12:44 | Atualizado em 10/03/2022 às 13:12
Notícia
X

Após seis meses de licença do cargo, Leonardo Lopes, presidente eleito do Sport, renunciou de forma definitiva ao cargo. Agora, o Leão terá o seu quinto mandatário do executivo em um ano e meio. 

Em contato com o Blog do Torcedor, Gustavo Oiticica, vice-presidente do Conselho Deliberativo, confirmou a saída de Leonardo. Em seu lugar, assume de forma definitiva o presidente em exercício dos últimos meses, Yuri Romão.

"Leonardo enviou uma carta pedindo o afastamento em definitivo e alegando problemas pessoais. Ainda ontem Yuri Romão foi empossado e foi realizada a reunião com o Conselho Deliberativo. Por se tratar de motivos pessoais, não houve necessidade de aprovação ou não da renúncia", explicou.

O Sport possui novas eleições marcadas para dezembro de 2022. Até lá, Yuri Romão segue como mandatário leonino. 

"Agora, Yuri segue como presidente do executivo até 31 de dezembro deste ano, quando se encerraria o mandato de Leonardo", completou Gustavo Oiticica.

Quinto presidente em um ano e meio

Em 2020, o Sport tinha eleições marcadas para dezembro, quando se encerraria o mandato de Milton Bivar. Com a justificativa de inviabilidade da realização por conta da pandemia do novo coronavírus, o pleito sofreu adiamentos e só ocorreu em abril de 2021. 

Durante todo o período, o presidente em exercício do Sport era Carlos Frederico, vice de Bivar, que estava licenciado desde novembro. Após o fim da Série A, em março, Milton retornou ao cargo e participou da eleição um mês depois, quando foi reeleito, superando Nelo Campos no pleito mais acirrado em 116 anos de clube.

Período pós-reeleição

Após a reeleição, Milton Bivar pediu licença novamente ao cargo, novamente dando lugar ao seu vice, Carlos Frederico. Em junho, o presidente eleito renunciou ao cargo e, pelo curto período desde que foi eleito, foi convocada uma nova eleição, e não efetivado o vice em questão, que também renunciou. 

No vácuo entre a renúncia da diretoria eleita e o novo pleito, o presidente do Conselho Deliberativo, Pedro Leonardo Lacerda, assumiu o executivo do clube. 

Segunda eleição no ano

Na eleição de julho, o principal candidato e nome com maior aprovação da torcida era o de Nelo Campos, que quase havia desbancado Milton Bivar meses antes. Na ocasião, Zé Valadares, único candidato adversário, conseguiu a impugnação de Nelo, que não pôde se candidatar como cabeça de chapa ou vice.

Assim, Leonardo Lopes foi candidato à presidência, com Yuri Romão como vice executivo e Nelo Campos na vice-presidência de futebol. A chapa foi eleita com ampla aprovação dos sócios.

Meses após eleito, em outubro, Léo Lopes pediu licença do cargo e Yuri Romão assumiu de forma provisória o cargo de presidente. 

Expirado o limite da licença, equivalente a seis meses, Leonardo renunciou de forma definitiva ao cargo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor