Blog do Torcedor - Últimas notícias de Flamengo, Palmeiras e Corinthians; Veja onde assistir ao vivo Brasileirão, Libertadores e Champions League

Torcedor

Fórmula 1

FÓRMULA 1: Q1, Q2 e Q3, como funciona o Treino de Classificação que define o grid de largada do GP da Emilia-Romagna

Treino de Classificação acontece nesta sexta-feira (22)

Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 22/04/2022 às 9:17 | Atualizado em 22/04/2022 às 10:09
Charles Leclerc, da Ferrari, é o atual líder do campeonato de pilotos da Fórmula 1 - Simon BAKER / POOL / AFP

Nesta sexta-feira (22), às 11h50, acontece o Treino de Classificação do GP da Emilia-Romagna de Fórmula 2022. Com a função de definir o grid de largada da corrida do dia seguinte, o treino sempre levanta questionamentos dos mais desavisados.



Ainda mais nesta situação, uma vez que este GP terá um formato de fim de semana diferenciado. Ao invés do tradicional formato de treinos livres na sexta-feira, classificação no sábado e corrida no domingo, esta etapa contará com a corrida sprint.

A corrida sprint trata-se, como o nome já diz, de uma corrida curta. Ela substitui o treino de classificação como mecanismo de definição da corrida no domingo. Além disso, também conta com pontuação extra, premiando o vencedor com 8 pontos, o segundo com 7 e assim sucessivamente até o 8° colocado.

Sendo assim, a sexta-feira passa a ser o dia em que acontece o treino de classificação para definir o grid de largada da corrida sprint. Para fins de estatísticas, o pole position do GP é o mais rápido deste treino da sexta-feira e não o vencedor da sprint.

Fora esses detalhes, o treino de classificação acontece da mesma forma que os das demais etapas, que você entende agora, com o guia que preparamos, confira:

Q1, Q2 e Q3

O treino de classificação é dividido em três sessões, o Q1, o Q2 e o Q3. O "Q" vem de "Qualifying, que em inglês quer dizer "Qualificação" ou "Classificação". E, como a ordem numérica sugere, são as fases do treino de classificação que define o grid de largada na corrida.

Q1

Q1 é a primeira parte da classificação. Nele todos os 20 pilotos têm 18 minutos para ir à pista e tentar completar uma volta no menor tempo possível. Os 15 melhores tempos se classificam para o Q2. O 16°, 17°, 18°, 19° e 20° já definem sua posição de largada na corrida.

Q2

Q2 é a parte mais importante da classificação para as equipes de "fundo de pelotão". Após "se livrar" das últimas posições no grid, é o momento de conseguir figurar entre os 10 melhores e largar já na zona de pontuação (apenas os 10 primeiros da corrida somam pontos).

Nesta fase, que dura 15 minutos10 pilotos avançam para o Q3cinco são descartados. O 15°, 14°, 13°, 12° e 11° já definem aqui sua posição na largada.

Mudança no jogo de pneus

Em 2021, os pilotos eram obrigados a largar na corrida com os pneus utilizados no Q2. Esta regra não é mais válida e os pilotos poderão utilizar os pneus que bem entenderem.

Q3

O momento mais aguardado da classificação. Os 10 melhores pilotos do Q2 têm 12 minutos para buscar o melhor tempo possível. É aqui que é definido o Pole Position, o piloto que lidera o grid e larga na primeira posição, a P1.

A Pole é perseguida não apenas visando a corrida, que é, por óbvio, o principal objetivo. Mas também por termos estatísticos. Ser Pole Position é um marco importantíssimo para as estatísticas da Fórmula 1.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS