Não parece que será desta vez que Lewis Hamilton conseguirá "estrear" na temporada 2022 da Fórmula 1. Com altas expectativas após atualizações aerodinâmicas no carro, a Mercedes se mostrou sofrível na chuva durante o treino livre desta sexta (22) no GP da Emilia-Romagna.
O heptacampeão mundial teve dificuldades para controlar o carro, foi poucas vezes à pista e conseguiu apenas o 18° melhor tempo, um desempenho que o coloca com sérios riscos de repetir o fracasso do GP da Arábia Saudita e ser eliminado já no Q1 do treino de classificação, marcado para às 11h50, de Brasília.
Para se ter ideia, com 1:36.464, o tempo de Hamilton é mais de 7 segundos mais lento que o de Charles Leclerc, da Ferrari, que fez o tempo mais rápido com 1:29.402.
O companheiro de Hamilton, George Russell, demonstrou que o carro pode andar mais, mas ainda assim teve um desempenho nada animador, cravando 1:34.262 e ficando apenas na 10ª colocação.
A expectativa para o treino de classificação que definirá o grid de largada da corrida sprint, do sábado, é grande. A chuva castigou o asfalto do Circuito Enzo e Dino Ferrari nesta manhã, mas uma eventual pista seca na classificação pode alterar bastante o cenário visto no TL.
Ferrari domina e Verstappen vem na caçada
Em casa, a menos de 80 km de uma de sua fábricas, a Ferrari mostrou por que lidera os campeonatos de piloto e construtores. Com uma dobradinha, conseguiu as duas primeiras posições e chega, mais uma vez, como favorita para o treino de classificação.
Leclerc fez o melhor tempo com 1:29.402 e Carlos Sainz, que busca sua primeira pole position na carreira, foi o segundo com 1:30.279. Max Verstappen, da Red Bull e atual campeão mundial, ficou logo atrás, em terceiro, com 1:30.867.
Haas voltou a andar bem
Sendo a grande surpresa do GP do Bahrein e repetindo um bom desempenho na Arábia Saudita, a Haas veio de um péssimo fim de semana na Austrália, onde ficou na 13ª e 14ª com seus pilotos, não somando nenhum ponto na corrida.
Mas, aparentemente, os problemas foram corrigidos e a equipe norte-americana voltou a andar bem no treino livre em Ímola. Kevin Magnussen foi o 4° colocado com 1:32.349 e Mick Schumacher foi o 5° com 1:32.988.
Repetir tal performance na classificação deverá garantir uma situação muito promissora para a equipe na corrida sprint deste sábado.