Nesta quarta-feira (22), às 16h, Roma e Feyenoord se enfrentam pela final da Conference League, terceira competição em importância na Europa, mas que coloca dois grandes e tracionais times frente a frente em Tirana, capital da Albânia, palco da partida.
Mas, o que poucos sabem é que, na disputa direta e "simples", o time holandês leva grande vantagem sobre os italianos no quesito títulos.
Roma
Embora seja da capital da Itália e tenha colecionado craques como Totti, Falcão e Toninho Cerezo, a Roma nunca venceu uma competição europeia, sendo o vice-campeonato da Champions League 1983-84 para o Liverpool, o seu maior feito continental até então.
Na Itália, o time goza de respeito e muitos torcedores, mas soma apenas três escudettos (Campeonato Italiano), ficando atrás de times como Genoa, Torino, Bologna e Pro Vercelli, além claro, de Milan, Juventus e Inter.
Além disso, ainda soma 9 Copas da Itália e duas supercopas italianas, além de um título da segunda divisão.
Feyenoord
Já o Feyenoord, apesar de muito tempo no ostracismo, é o terceiro maior campeão holandês com 15 títulos da Eredivisie, sendo o último deles na temporada 2016-17, além de 13 copas e 4 supercopas.
Os holandeses brilharam não só nos Países Baixos, como já fizeram história em competições europeias, sendo o primeiro time da Holanda a vencer a Champions League na temporada 1969-70 antes mesmo do Ajax de Cruyff, tricampeão entre 1971 e 1973.
Alguns craques que já vestiram a sua camisa, mais recentemente foram Dirk Kuyt, Giovanni van Bronkchorst e Robin van Persie.
Além disso, soma dois títulos da Europa League, em 1973-74 e 2001-02 e pode se tornar a única equipe a vencer todas as competições ainda vigentes no velho continente. Para completar, o Feyenoord ainda foi campeão mundial em 1970 ao bater o Estudiantes, da Argentina.
KOMEN WIJ UIT ROTTERDAM?! ????#romfey • #UECLfinal pic.twitter.com/P79iyZpPkD
— Feyenoord Rotterdam (@Feyenoord) May 25, 2022