Grande destaque da final da Champions League, Vinicius Júnior pode virar um problema enorme para o Real Madrid nas próximas semanas. Isso porque a documentação para que o jogador ganhe a cidadania espanhola ainda não chegou. Isso pode travar a vinda de outros estrangeiros ao clube na próxima janela de transferência.
Isso porque a La Liga, que organiza o Campeonato Espanhol, limita a três o uso de estrangeiros não comunitários nas partidas da competição. O Real Madrid tem os brasileiros Vinicius Júnior, Éder Militão e Rodrygo nesta condição.
Um jogador é considerado não comunitário quando não é oriundo de um país da União Europeia, caso do brasileiros e ingleses agora com o Brexit, por exemplo.
Uma solução para liberar essas vagas é a cidadania concedida aos estrangeiros quando eles passam dois anos morando no país. O trio de brasileiros já cumpriu esse requisito e entrou com o pedido junto às autoridades da Espanha. O problema é que devido à pandemia, esse processo está lento e atrasado.
Vinicius Junior pode impedir vinda de Gabriel Jesus
Segundo o jornal AS, Vinicius Júnior deve ser o primeiro a receber essa cidadania. No entanto, não há previsão de quando isso vai ocorrer. Caso não ocorra logo, o Real Madrid pode ser obrigado a desistir de alguns jogadores não comunitários que estão na mira do mercado: caso de Gabriel Jesus e Sterling, brasileiro e inglês do Manchester City.