A Copa do Mundo 2022, no Catar, nem ocorreu, e a Fifa já está pensando na Copa do Mundo 2026, que será disputada em três países: Estados Unidos, Canadá e México. Nesta quinta-feira (16), a Fifa revelou quais as cidades que irão receber os jogos.
A Fifa fez o anúncio em evento realizado no seu novo serviço de streaming, o Fifa Plus. As cidades que irão receber o maior evento de futebol do mundo montaram esquema especial para celebrar a escolha como cidades-sedes.
Além disso, ícones do esporte mundial apareceram em vídeo para comemorar a escolha como cidades-sedes. Nomes como o piloto mexicano Sergio Perez e o ex-jogador da NBA Magic Jonhson aparecerem dando mensagens de parabéns e enaltecendo o futebol.
A Fifa confirmou 17 cidades, sendo 11 nos Estados Unidos, 3 no México e 2 no Canadá. Confira:
Estados Unidos
- Atlanta
- Houston
- Dallas
- Kansas City
- Seattle
- San Francisco
- Los Angeles
- Boston
- Filadélfia
- Miami
- Nova Iorque/Nova Jersey
Canadá
- Vancouver
- Toronto
México
- Guadalajara
- Monterrey
- Cidade do México
NOVO FORMATO DA COPA DO MUNDO
A partir de 2026, a Copa do Mundo da FIFA terá 48 seleções, 16 a mais que a Copa de 2022, que acontecerá no Catar e será a última no formato atual.
No novo formato, a fase de grupos terá 16 grupos de três seleções cada, que se enfrentam em apenas jogos de ida. As duas primeiras se classificam para o mata mata/playoffs.
A primeira fase dos playoffs é uma novidade e corresponde a 16 avos-de-final. Só então se chega ao que já está presente hoje, com oitavas, quartas, semifinais e a grande final.
Mesmo com a alteração na quantidade de seleções, a quantidade de jogos dos finalistas será a mesma do atual formato, totalizando sete partidas: 2 na fase de grupos + 5 nos playoffs (16avos/oitavas/quartas/semi/final).
DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
Com 16 novas vagas, a FIFA teve que redistribuir as vagas na Copa do Mundo dentre as confederações. Dessa forma, a distribuição das 48 vagas ficou desta forma:
- UEFA (Europa): 16 vagas diretas;
- CAF (África): 9 vagas diretas + 1 repescagem;
- AFC (Ásia): 8 vagas diretas + 1 repescagem;
- CONMEBOL (América do Sul): 6 vagas diretas + 1 repescagem;
- CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe): 6 vagas diretas + 2 repescagem;
- OFC (Oceania): 1 vaga direta + 1 repescagem;
- REPESCAGEM INTERCONTINENTAL: 2 vagas.
Seis seleções, vindas da CAF, AFC, Conmebol, Concacaf e OFC disputarão as repescagens intercontinentais, pelas duas vagas restantes para a Copa do Mundo.