Não é de hoje que a Ferrari vem prejudicando seus pilotos, sobretudo Charles Leclerc, com estratégias no mínimo questionáveis. Na última corrida da Fórmula 1, no GP da Hungria deste domingo (31), o erro ficou por conta da estratégia de pneus da escuderia italiana.
Tendo largado com pneus médios, Leclerc completou 21 voltas com o composto antes de fazer sua primeira parada nos boxes, onde voltou a colocar outro jogo de médios, o que tornava obrigatória uma nova parada, já que o regulamento exige o uso de dois tipos de pneus na corrida.
Acontece que, ao fazer sua segunda parada, após apenas 18 voltas, Leclerc colocou pneus duros, o que contrariou a lógica e a estratégia de todas as outras as equipes que optaram por três paradas, que usaram, além dos médios, os macios.
A escolha custou ainda mais caro por que, com a temperatura baixa da pista, os pneus duros tiveram ainda menos aderência do que o esperado e deixaram Leclerc mais de um segundo mais lento que Verstappen, exigindo uma terceira parada para colocar macios.
Com o resultado, Leclerc passa a ficar 80 pontos atrás de Verstappen, da Red Bull, que lidera o Campeonato de Pilotos.
Leclerc se irritou e disparou contra a Ferrari
Irritado, Leclerc reclamou bastante com a equipe no rádio e explicou, em entrevista após a corrida, que não desejava trocar os pneus médios tão cedo.
"Estou muito, muito desapontado. O ritmo foi muito bom com os pneus médios, no segundo stint também, tudo estava sob controle. Perdi 20 segundos no pit stop e outros 6 segundos em cinco voltas nos duros", revelou.
Desabafo no rádio
Se o mundo ficou sabendo do desagrado de Leclerc apenas após o piloto sair do carro, os mecânicos da Ferrari souberam assim que o monegasco cruzou a linha de chegada e recebeu a bandeira quadriculada, veja o diálogo:
Leclerc: "Meu Deus, os duros trabalharam tão mal. Por isso falei que queria ficar o máximo possível com os médios. Os duros foram péssimos. Foi assim pra todo mundo ou só com a gente?".
Mecânico: "Acho que foi para todos com os duros".
Leclerc: "Então por que usamos ele? Quer dizer, qual foi a razão? Fomos o únicos com três paradas?
Mecânico: " Dos líderes, sim. No fundo do grid, alguns fizeram três paradas".