Blog do Torcedor - Últimas notícias de Flamengo, Palmeiras e Corinthians; Veja onde assistir ao vivo Brasileirão, Libertadores e Champions League

Torcedor

VÔLEI MASCULINO

SUPERLIGA 2022/2023: Rede Cuca aceita convite e se torna a primeira equipe cearense na competição; entenda

A equipe ocupa a vaga do Funvic/Natal, que não cumpriu os requisitos necessários para renovação

Cadastrado por

Rayane Domingos

Publicado em 05/08/2022 às 19:50 | Atualizado em 18/10/2022 às 20:07
O Instituto Cuca será o primeiro time do Ceará a participar da Superliga A - Reprodução/Site Instituto Cuca

A Superliga 2022/2023 começa apenas em outubro, mas a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) segue ajustando os detalhes para o início da competição. 



Este ano, a Superliga masculina começa no dia 21 de outubro, enquanto a feminina no dia 28 do mesmo mês. A tabela de jogos ainda não foi divulgada. Nesta matéria você vai conferir:

Na última segunda-feira (2), a CBV anunciou que a equipe do Funvic/Natal, antigo Taubaté, está fora desta temporada por não cumprir o fair play financeiro.

O que é fair play financeiro?

Como a maioria sabe, todo ano é feita uma análise financeira dos clubes do vôlei nacional, conhecida como fair play financeiro. A CBV verifica as contas e como está a folha de pagamento dos atletas e comissão técnica.

Caso tenha algo errado, o time é punido e eliminado automaticamente da próxima temporada da Superliga A. Para retornar as competições, é necessário pagar as dívidas e jogar a terceira divisão.

O Funvic/Natal vai jogar na Superliga?

Segundo as análises dos advogados contratados pela CBV, o Funvic/Natal não cumpriu os acordos financeiros necessários. Portanto, o clube não vai jogar na Superliga 2022/2023.

Segundo informações do Web Vôlei, alguns atletas e profissionais da comissão técnica não assinaram os documentos informando o fim das dívidas. Eles prometeram quitar o pagamento caso assinassem, mas o acordo não foi feito.

"Portanto, a CBV chancela o entendimento da Comissão Independente de Advogados e confirma o indeferimento de inscrição da equipe da Funvic Natal (RN) para a Superliga 1XBET 2022/2023, por descumprir os requisitos de regularidade financeira", escreveu em nota. 

O projeto Funvic/Natal foi para o Rio Grande do Norte após o Taubaté, nome antigo do clube, ter perdido o apoio da prefeitura.

Segundo o jornalista Demétrio Vecchioli, do Olhar Olímpico, a equipe também alegou que não recebeu corretamente os pagamentos e por isso atrasou os salários.

Na época do Taubaté, o time era recheado de estrelas como Bruninho, Lucarelli, Lucão, Douglas Souza, dentre outros. Eles foram campeões do torneio na temporada de 2020/2021.

Quem vai substituir o Funvic/Natal na Superliga?

Como é de regra, o terceiro colocado na Superliga B seria convidado para ocupar a vaga deixada pelo Funvic/Natal. 

Rede Cuca, do Ceará, fez um excelente campeonato, mas não conseguiu subir. Com uma nova oportunidade, eles se tornaram o primeiro clube cearense a jogar na elite do vôlei.

Além disso, será o único representante nordestino na competição. Nas redes sociais, eles comemoraram a oportunidade:

"O Ceará estará representado em uma das cinco maiores competições de voleibol do mundo por atletas que se formaram dentro dos equipamentos da Rede Cuca".

Quem vai jogar a Superliga masculina 2022/2023

Após análises dos advogados da CBV, as 12 equipes que fazem parte da Superliga foram definidas. Confira abaixo:

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS