Estamos em 2022 e, claro, o dono da imensa maior parte das atenções se deve ao Álbum da Copa do Mundo 2022, que conta com figurinhas referentes às seleções, estádios e jogadores que disputarão o mundial entre novembro e dezembro no Catar.
Mas, o álbum já é uma tradição antiga e se trata de um item de muito valor para os colecionadores, uma vez que marca e registra não só a história das Copas, como também a própria história de quem coleciona.
- Quanto custa completar o álbum de figurinhas da Copa 2022? Confira os preços
Por esse fator, alguns colecionadores pagam fortunas em álbuns e figurinhas antigas.
FATORES QUE VALORIZAM UM ÁLBUM DA COPA DO MUNDO
Quando se fala de colecionismo, se fala de questões subjetivas. O valor de álbum é relativo a uma série de fatores, dentre os quais se destacam a antiguidade, o estado de preservação e, claro, a raridade dos itens.
Portanto, quanto mais único for um álbum, mais valor ele terá, o que implica em dizer que itens lacrados, versões especiais e/ou com alto nível de preservação, tendem a valer mais.
É claro, também, que quanto mais antigo o álbum, mais difícil será achá-lo em bom estado. Sendo assim, um álbum da Copa 1994 com algumas "marcas de uso" mais aparentes, pode ter um valor superior a um álbum da Copa 2014 mais bem conservado, por exemplo.
Outro fator que aumenta exponencialmente o valor de um álbum é ele estar vazio e vir com todas as figurinhas para colar. Um álbum nessas condições pode valer várias vezes mais que um álbum com todas as figurinhas coladas.